Especialidades

Rinofaringite: por que o resfriado comum merece nossa atenção

Por Redação Doutíssima 31/08/2014

Quando as temperaturas despencam e o clima começa a esfriar, é comum aparecerem os problemas de saúde típicos dessa época. É possível que o mais comum do inverno seja a rinofaringite, que nada mais é do que aquele resfriado comum que atinge tanto as pessoas das mais diversas faixas etárias.

Sintomas da rinofaringite

Os sintomas da rinofaringite mais comuns são a coriza, os espirros, a tosse, o lacrimejamento, a febre baixa, o mal-estar, a dor de cabeça e a redução do apetite. Esses sintomas permanecem por poucos dias, normalmente de 5 a 7, e como ela é uma doença considerada benigna e autolimitada, normalmente desaparecerá por conta própria e você sequer precisará fazer o uso de medicamentos.

rinofaringite

Embora possa parecer singela e inofensiva, a rinofaringite merece atenção. Foto: Shutterstock

A melhor dica aqui é sempre prevenir. E, dentre os melhores maneiras de prevenção do resfriado comum, estão adotar bons hábitos de higiene, como lavar as mãos com frequência usando água e sabão, evitar a exposição à fumaça do cigarro que pode causar irritação da mucosa nasal, e se valer de soluções caseiras, como ter uma boa alimentação e uma adequada hidratação. Além disso, é interessante evitar o contato com pessoas que estejam resfriadas.

Complicações associadas à rinofaringite

Embora possa parecer singela e inofensiva, a rinofaringite merece atenção, já que dependendo do caso pode desencadear uma série de outras condições mais complicadas. Quer saber um pouco mais sobre o que aquele resfriado comum pode causar? Confira abaixo.

Sinusite

A sinusite é um dos possíveis desencadeamentos desagradáveis da rinofaringite. É uma inflamação aguda ou crônica dos seios paranasais, e normalmente é causada por uma infecção por bactérias, vírus ou fungos.

Em geral, em um nariz saudável, o muco consegue sair e o ar circula, mas quando se trata da sinusite, a secreção nasal se acumula. É por isso que a obstrução nasal é um dos seus principais sintomas, além da febre e da dor de cabeça. Nas crianças, também pode causar tosse e dor de garganta.

Bronquite

A bronquite é uma inflamação das membranas mucosas dos brônquios, e pode ser uma consequência de uma rinofaringite não curada.

Essa inflamação das principais vias do sistema respiratório podem se estender a outras partes do corpo, como a traqueia. Os sintomas incluem febre e dificuldade para respirar, dentre outros. Se não tratados, podem resultar em uma bronquite mais severa e até mesmo pneumonia.

Otite

A inflamação do ouvido normalmente está associada a uma gripe ou um resfriado comum. Isso acontece porque os vírus ou as bactérias podem passar através da conexão entre o ouvido, o nariz e a garanta até o ouvido, inflamando-o. Os principais sintomas da otite são a dor e a sensação de pressão no ouvido.

Amigdalite

A amigdalite também pode ser consequência de uma rinofaringite não curada. Trata-se de uma inflamação das amígdalas, que adquirem uma cor avermelhada, cobertas por secreções amareladas ou brancas. Causa dor de garganta e febre, além de dificuldades para comer e para respirar, podendo ainda deixar um hálito bem desagradável na boca das pessoas que dela padecem.

Viu como um simples resfriado comum merece nossa atenção? Normalmente eles curam sozinhos, mas se isso não aconteceu, procure um médico e evite que ele seja apenas o início dos seus problemas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!