Especialidades

Alergia em crianças: Saiba o que você precisa para cuidar melhor do seu filho

Por Redação Doutíssima 20/03/2014

A alergia nada mais é do que uma reação imune do nosso organismo que ocorre sempre que inspiramos, ingerimos ou entramos em contato com algum alérgeno (proteínas minúsculas encontradas em determinadas substâncias). Alguns alérgenos são transportados pelo ar, como o pólen e os fungos e outros podem ser encontrados em alimentos, como os mariscos, amendoim e o leite.

alergia em crianças

As crianças possuem chances maiores que os adultos de desenvolver algum tipo de alergia, especialmente as alergias alimentares, mas à medida em que seu sistema digestivo vai amadurecendo, a alergia pode ser eliminada naturalmente. As alergias ao leite, ovos e trigos geralmente são superadas a partir dos seis anos de idade, já as alergias a mariscos, castanha ou amendoim costumam permanecer para a vida inteira.

A alergia em crianças é frequente em crianças com pais ou parentes próximos alérgicos, são herdadas por fatores genéticos mas nada impede de se desenvolverem em qualquer pessoa e idade.

 

Sintomas de alergia em crianças

 

Os sintomas mais comuns de alergia em crianças incluem:

– Placas avermelhadas e inchadas pelo corpo

– Lábios e língua inchadas

– Dificuldade para respirar

– Diarréia

– Cólicas

– Gases

– Coceira no nariz e em algumas partes do corpo

 

Diagnóstico da alergia em crianças

 

A alergia em crianças pode ser diagnosticada através da exposição ao agente alérgeno junto com a observação dos sintomas que a criança apresenta. No entanto, os testes de alergia não são recomendados para crianças com menos de cinco anos de idade e por isso, até elas atingirem a idade, o trabalho dos médicos junto com o dos pais é de observar atentamente qualquer sinal de alergia que a criança possa apresentar e tentar identificar o que esteja causando a reação.

alergia em crianças

Se uma criança acorda sempre com os olhos com uma grande quantidade de remela além do normal, ou se seus olhos ficam sempre avermelhados e inchados, por exemplo, deve-se realizar alguns testes para descobrir se a criança possui alguma alergia ao sabão em pó ou ao amaciaste utilizado na lavagem das roupas, lençóis e cobertores.

 

Tratamento

 

O tratamento para alergia em crianças normalmente acontece evitando o contato com o agente causador da alergia, e se ocorrer alguma exposição acidental, um médico deve ser consultado para indicar um remédio anti-histamínico para aliviar os sintomas da alergia. Se a criança persistir com os sintomas ou apresentar sintomas mais graves, como por exemplo, língua muito inchada e muita dificuldade de respiração, ela deve ser levada ao médico imediatamente.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

Saiba mais:

Alergia ao pólen: entenda porque acontece

Alergia no bebê: saiba o que fazer

Alergia ao ovo: entenda porque acontece

Saiba mais sobre os sintomas de alergia

Alergia alimentar: sintomas, causas e tratamento

Alergia respiratória: sintomas, causas e tratamento

Como lidar com a alergia alimentar na infância