A camisinha é essencial para ter um sexo seguro, e isso todo mundo sabe. Ela ajuda a proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis e também contra gestações não planejadas, além de reduzir as chances de contrair infecções.
Apesar disso, muitas pessoas não buscam este método contraceptivo, já que existe um mito que a camisinha diminui o prazer, tanto para os homens quanto para as mulheres.
Mas será que isto é verdade? De acordo com dois novos estudos, não. Segundo eles, o sexo com camisinha é tão prazeroso quanto o sexo sem preservativo. Veja como este mito comum de que a camisinha diminui o prazer foi desmascarado e o porquê ela não tem efeito sobre o prazer do sexo.
Camisinha não diminui o prazer sexual
Uma pesquisa publicada no Journal of Sexual Medicine, por cientistas da Universidade de Indiana, descobriu que o sexo é tão excitante e prazeroso com ou sem camisinha. Por isso, a ideia de muitas pessoas que os preservativos podem impedir o prazer sexual, pois reduzem a sensibilidade, está totalmente equivocada.
Há também muitos casos em que os homens se recusam a usar a camisinha por este motivo. Os pesquisadores analisaram 1.600 homens e mulheres, entre 18 e 59 anos, utilizando dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2009 e Comportamento Sexual dos EUA.
Os resultados mostraram que homens e mulheres avaliaram o sexo como altamente excitante e prazeroso, com poucas diferenças entre as pessoas que usavam preservativos ou lubrificantes e aqueles que não usavam.
Também não foi encontrada nenhuma diferença significativa em relação à facilidade de ereções com base no uso de preservativos pelos homens. Por isso, dizer que a camisinha diminui o prazer é um grande equívoco. O estudo também comprovou que existem outros fatores que podem levar a menos prazer durante o sexo, como o conforto e a lubrificação.
Quando a camisinha pode estimular o prazer
Apesar da crença errada que a camisinha diminui o prazer, algumas delas podem ter um efeito contrário. Muitas camisinhas com texturas, sabores e efeitos podem trazer uma nova experiência para a sua vida sexual.
Muitas delas possuem lubrificação extra, tanto por dentro quanto por fora, o que pode facilitar, e muito, a penetração. Alguns deles usam a ativação do calor corporal com uma substância conhecida como benzocaína, o que reduz a sensibilidade da pele e pode retardar a ejaculação, o que é um plus para as mulheres.
Mas as novidades não param por aí: uma equipe de pesquisadores da Universidade de Wollongong, na Austrália, está usando um material chamado hidrogel para criar um preservativo que pode aumentar o prazer sexual.
De acordo com informações divulgadas pelos pesquisadores, o preservativo será quase invisível e bem mais parecido com a pele humana do que o látex. Assim, se você está iniciando a sua vida sexual e ouviu falar que a camisinha diminui o prazer, está completamente errado.
Este método contraceptivo ainda é a melhor forma de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e uma gravidez não planejada e, além disso, pode aumentar o prazer sexual.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!