Especialidades

Saiba quais são os métodos contraceptivose e escolha o mais adequado

Por Redação Doutíssima 19/05/2014

Apesar do foco estar geralmente voltado para o uso das pílulas, existem outros métodos contraceptivos à disposição no mercado, permitindo que a mulher opte pelo que melhor se adapta ao seu estilo de vida e objetivos. Para tanto, devemos conhecer as vantagens e desvantagens de cada método.

De posse de todas informações sobre os métodos contraceptivos, será possível escolher aquele que se mostra mais eficaz e de confiança, em conformidade com as necessidades do casal. As opções podem variar ao longo da vida, bem como a certeza de que você está utilizando o mais correto.

Conhecer os métodos contraceptivo ajuda a mulher a decidir-se pelo mais eficaz. Foto: Shutterstock

Conhecer os métodos contraceptivo ajuda a mulher a decidir-se pelo mais eficaz. Foto: Shutterstock

Conheça os métodos contraceptivos

Para que você tenha mais informações e possa tomar a decisão por um dos métodos contraceptivos existentes, vamos abordar as principais características de cada um separadamente. Além disso, salientar os prós e contras de seu uso. Confira:

1. Espermicidas: sob a forma de óvulos, creme ou espuma,é aplicado na região vaginal antes de iniciar a relação sexual e não necessita de prescrição médica. No entanto, tem baixa eficácia na prevenção de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) se utilizado de forma isolada;

2. Preservativo masculino:descartável, é o único método indicado para a prevenção das DSTs. Deve-se tomar cuidado durante a colocação para não deixar frestas durante o ato sexual;

3. Métodos hormonais:agem de forma a inibir a estimulação do ovário, impedindo a ovulação. Tem eficácia contraceptiva, protege contra várias doenças em particular, doenças benignas da mama, do ovário e osteoporose. Ajudam a regular os ciclos menstruais e a minimizar as dores pré-menstruais;

4. Pílula oral: deve ser administrada durante três semanas com um comprimido diário e uma semana de descanso. Pode ser facilmente esquecida e apresentar influência medicamentosa, além de ocasionar vômitos ou diarreias.

5. Adesivo dérmico: aplicado na face externa e superior do braço ou nas linhas dos pelos púbicos, deve ser usado uma vez por semana durante três semanas consecutivas. Não necessita de cuidado diário, apenas evitar a retirada do adesivo.

6. Anel vaginal: aplicado pela própria mulher, uma vez por mês, contém baixa dosagem. Deve ser retirado ao fim de três semanas. Dentre as vantagens com relação aos demais métodos contraceptivos, está a praticidade. Um serviço gratuito de alertas via SMS ajuda a lembrar do dia de aplicação e da retirada do anel.

7. Implante subdérmico: exige anestesia local e só deve ser aplicado pelo médico.Nada mais é do que um bastonete de plástico colocado na face interna do braço, por baixo da pele, assegurando uma eficácia contraceptiva durante três anos. A vantagem é que elimina o risco do esquecimento.

8. Injeção trimestral: tem eficácia contraceptiva de três meses. Não permite a retomada imediata da capacidade reprodutiva. Pode ocasionar um ciclo menstrual irregular ou a ausência deste.

9. Dispositivos intra-uterinos: colocados na cavidade uterina pelo médico, impede a fecundação ou que o óvulo fecundado se implante na parede do útero. Têm duração entre três a cinco anos. É alternativa para mulheres que não possam ou não queiram utilizar outros métodos contraceptivos. Uma desvantagem é que provoca fluxos menstruais mais intensos e aumenta as dores pré-menstruais em algumas mulheres.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Anticoncepcional: tudo o que você queria saber sobre o método contraceptivo injetável

10 Segredos do contraceptivo oral: revelados!

Adesivo contraceptivo: como funciona

Métodos contraceptivos: qual escolher?

Novo contraceptivo de nanofibras promete revolucionar proteção sexual

Tomar anticoncepcional engorda? Saiba mais e ajude a derrubar os grandes mitos sobre este tema

Saiba passo a passo como tomar o anticoncepcional e evite surpresas no seu ciclo menstrual