Amor e Sexo > Métodos Contraceptivos

Tamanhos de camisinha: saiba como escolher o preservativo certo

Por Redação Doutíssima 05/08/2015

Na hora do sexo, os tamanhos de camisinha fazem toda a diferença. Para que o momento seja seguro e livre de contaminações por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o preservativo masculino é indispensável. Quando escolhe errado o comprimento e diâmetro do acessório, o homem pode ficar desconfortável e comprometer a relação sexual.

Existem diferentes modelos e tamanhos de camisinha. Eles se moldam de acordo com o pênis, podendo ser mais largos ou compridos. Quando pequeno, o preservativo pode se romper. Caso seja grande, pode sair facilmente durante a penetração. Por isso, é importante saber como escolher o modelo ideal para você.

Forma correta de colocar a camisinha

O mais importante é saber que a camisinha é responsável por proteger contra ISTs e gravidez indesejada. Por isso, se for colocada de modo inadequado, corre-se risco durante a relação. Muitos homens e mulheres ainda não sabem a forma correta de colocar a camisinha, mas é simples!

O primeiro passo – e essencial – é ficar de olho na validade do produto (varia de três a cinco anos). Você só deve abrir o lacre no momento de uso da camisinha e com o pênis já ereto, sem lubrificantes ou pomadas. Segure o preservativo pela ponta e deixe um espaço de ar no topo dele, que serve para armazenar o sêmen na hora da ejaculação.

A camisinha furou durante a relação? Um dos motivos pode ser um tamanho inadequado ou a falta de lubrificação da mulher. Se isso acontecer, interrompa o sexo e coloque outro preservativo no pênis para continuar. Se a sua parceira não usa medicamentos para evitar gravidez, ela deve tomar a pílula do dia seguinte.

Depois é só desenrolar até a base do pênis. Ao final, retire a camisinha com cuidado para que o sêmen permanece no topo e descarte no lixo sanitário.

A camisinha fica muito solta?

Quando você coloca a camisinha sente que fica um pouco folgada na pênis? É sinal claro que você precisa encontrar um preservativo ideal, já que, além de desconfortável, corre o risco de sair durante a penetração e corre o risco de contrair infecções e ainda ocorrer uma gravidez indesejada. Um preservativo largo também prejudica o orgasmo tanto do homem quanto da mulher. Por isso, se o preservativo começar a escorregar na hora do sexo, preste atenção, porque é hora de trocar de tamanho.

Está muito apertada?

Da mesma maneira que uma camisinha larga pode incomodar, uma apertada também! Além de nada confortável, o pênis pode não segurar uma ereção por muito tempo e isso acaba prejudicando o orgasmo do casal.  Mas como saber se está apertado demais? Somente pela sensação mesmo já dá pra perceber! Nesse caso, você precisa procurar um tamanho maior.

tamanhos de camisinha

O tamanho errado da camisinha pode comprometer a segurança da relação sexual. Foto: iStock, Getty Images

Conheça os diferentes tamanhos de camisinha 

Fazer escolhas aleatórias de preservativo, sem levar em conta os tamanhos de camisinha, pode ocasionar uma experiência nada satisfatória. Nas embalagens, é comum encontrar especificações que classificam apenas como pequena ou grande. No entanto, há muito mais características que as distinguem. Conheça algumas.

1. Por tamanho grande e pequeno

Há bastante dúvida sobre como saber o tamanho da camisinha. Geralmente os tamanhos convencionais se dividem por “grande” ou “pequeno” e dizem respeito à largura, não ao comprimento. Muita gente se pergunta o que significa 52mm. Na verdade o 52mm é considerado o tamanho mais comum, de diâmetro médio, e se adapta a maioria dos órgãos sexuais masculinos, mas há também há preservativos de 58 mm (extra large), 55 mm (extra) e de 49mm (teen).

Mas 52mm equivale a quantos cm? A resposta é: cerca de 160 mm (16 cm) e comprimento por 52 mm (5,2 cm) de largura.  É importante lembrar que, por muito tempo, só era encontrado esse tamanho de preservativo no mercado.

Como era facilmente adaptável a muitos tamanhos de pênis, não foi urgente que as proporções do produto fossem reformuladas. Porém, claro que nem todos os homens se sentiam confortáveis usando esse tamanho de preservativo padrão, por isso as empresas do segmento começaram a pesquisar novas demandas.

Nesse contexto de tamanho, outra curiosidade masculina é como medir a largura nominal do pênis, que nada mais é do que medir o tamanho do pênis. Para isso, é preciso que o pênis esteja ereto e uma fita métrica ou régua. Meça desde o osso pélvico até a ponta do pênis. É preciso colocar a régua colada na virilha para excluir gordura e pelos pubianos. Posicione a régua abaixo do pênis, pois o ângulo faz diferença.

2. Por comprimento

Em média, a variação dos preservativos é de 10 a 19 centímetros de comprimento. Quando é escolhido um tamanho errado, a proteção pode ser comprometida. Se seu pênis for maior ou menor, busque um produto que se adeque a ele.

3. Por sensibilidade

Existem diferentes tipos de camisinha, a começar pela espessura do material para garantir a melhor sensibilidade. Os modelos “sensitive” são ideais para os homens que ainda acham que não usar camisinha diminui o prazer e precisam sentir com maior intensidade a penetração, por isso são mais finas. As “sensitives” têm  espessuras que variam entre 0,05 a 0,069 mm.

4. Por material

O material mais comum, nos diferentes tamanhos de camisinha, é o látex. Porém, algumas pessoas são alérgicas, mas nem por isso precisam deixar de se proteger. Existem opções do preservativo feitas com pele de cordeiro, poliuretano e tactylon.

O poliuretano, por exemplo, é um látex sintético, que evita alergias e promete aumentar a sensação de não estar usando camisinha por ter apenas 0,02 mm de espessura, porém, para experimentar, você vai ter que investir um pouco mais.

Teste sempre os tamanhos de camisinha antes da relação sexual. Descubra o modelo que mais se adapta ao seu pênis. Comece pelo convencional, mas se não der certo, mude para outro maior ou menor. Tenha à disposição sempre mais de um preservativo.

5. Por sabor 

Para que o sexo fiquei mais interessante e divertido, as empresas estão investindo em camisinhas com sabores diferentes. Tem de tudo para que você e seu parceiro saiam da rotina, que muitas vezes pode cansar e desanimar. As convencionais já são bem conhecidas, como sabores de frutas, como morango, banana e uva. Mas existem os preservativos saborizados mais ousados com essência de bacon, hortelã, chocolate, churros e até caipirinha e vinho espumante.

Tamanhos de camisinha e proteção contra ISTs

De acordo com o Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais, regulado pelo Ministério da Saúde, usar camisinha é a forma mais eficiente de prevenir as ISTs e casos de gravidez indesejada.

O preservativo não deve ser usado exclusivamente por pessoas que foram infectadas pelo vírus HIV, mas em qualquer ato sexual, com qualquer pessoa. Na rede pública de saúde, é possível adquiri-lo gratuitamente desde 1994.

Na hora de escolher seu tamanho, é fundamental prestar atenção para não prejudicar a proteção e evitar que o preservativo estoure. Quando são grandes ou pequenos demais, podem realmente estourar ou provocar um vazamento do sêmen e secreções, que acabam transmitindo os agentes que prejudicam a saúde.

Identifique o modelo mais adequado ao seu tamanho e utilize sempre o preservativo que fique bem ajustado ao pênis.