Métodos Contraceptivos

Saiba tudo sobre anticoncepcional e escolha o seu

Por Redação Doutíssima 21/09/2014

Ainda que o planejamento familiar já esteja bastante difundido e seja muito utilizado pelas mulheres, ainda há quem não saiba como escolher um método contraceptivo. As dúvidas comuns são sobre os melhores métodos, suas indicações e contraindicações. Nesse artigo, você poderá tirar suas dúvidas sobre o assunto para tomar a decisão mais adequada aos seus hábitos e necessidades.

 

Ajuda médica para saber como escolher um anticoncepcional

 

A melhor forma de saber como escolher um anticoncepcional está em conversar e seguir orientações de um médico. O profissional da área irá avaliar as condições de cada paciente,seu perfil e também possíveis doenças associadas. Por se tratar de métodos que possuem hormônios não podem ser automedicados.

 

como-escolher-um-anticoncepcional

Escola do método anticoncepcional deve considerar as necessidades da mulher. Foto: Shutterstock

 

Como se classificam os métodos anticoncepcionais

Antes de saber como escolher um anticoncepcional, é importante entender que eles se dividem entre hormonais e não hormonais.

 

Hormonais

 

Os métodos contraceptivos hormonais são aqueles em que a prevenção da gravidez é controlada por hormônios. Dividem-se em muito eficientes e eficientes.

 

Os métodos contraceptivos hormonais considerados hormonais são a pílula contraceptiva, a injeção anticoncepcional, o anel vaginal e o adesivo anticoncepcional – todos com uma falha de cerca de 0,1%. Já a pílula do dia seguinte é considerada um método eficiente com uma margem de erro entre 5% e 20%.

 

Não hormonais

 

Em contraponto, os métodos anticoncepcionais não hormonais são aqueles em que a contracepção não utiliza hormônio. Divide-se em três tipos: muito eficientes, eficientes e pouco eficientes.

 

Entre os muito eficientes estão o DIU, a vasectomia e a laqueadura. Os métodos eficientes são a camisinha masculina e feminina e o diafragma. Já os pouco eficientes englobam o espermaticida, o método do muco cervical e a tabelinha.

 

Saiba como escolher um anticoncepcional

 

Uma forma eficaz de saber como escolher um anticoncepcional está em analisar o perfil de quem vai usá-lo. Para as adolescentes, por exemplo, o ideal é o uso casado de pílula e camisinha, a fim de proteger tanto quanto contra gravidez quanto também contra DSTs.

 

Para uma mulher que já possui filhos e não quer mais aumentar a sua família, a escolha deve ser fundamentada em métodos mais drásticos e menos reversíveis, como é o caso do DIU, da vasectomia, da ligadura de trompas.

 

Também são indicados a ela os métodos hormonais. Os mesmos métodos são recomendados para as mulheres que ainda que queiram outros filhos, mas que optaram por espaçar os períodos gestacionais.

 

Escolha para lactantes

 

Se você ainda está amamentando e não sabe como escolher um anticoncepcional, o principal cuidado relacionado a essa escolha é não utilizar pílulas compostas por dois hormônios.

 

Por isso, os métodos mais recomentados para esse caso está na camisinha e no DIU. Porém, em alguns casos, o médico pode indicar a ingestão de minipílulas que desenvolvem as mesmas funções do anticoncepcional tradicional, no entanto, contém progestogeno em sua composição.

 

A injeção também é recomendada, desde que seja com a periodicidade de aplicação trimestral. Os métodos contraceptivos, a tabelinha, o método do muco cervical e o coito interrompido são seguros. Também é normal que durante o período de amamentação não ocorra a menstruação.

 

Não hesite em procurar auxílio profissional em caso de dúvidas, pois só ele pode recomendar o método indicado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!