Medicamentos > Métodos Contraceptivos

Fique alerta: Saiba quais remédios diminuem a eficácia da pílula e previna-se para evitar qualquer problema

Por Redação Doutíssima 26/03/2014

A pílula anticoncepcional faz parte da vida das mulheres há anos possibilitando a elas escolherem quando e quantos filhos desejam ter. Mesmo sendo um método contraceptivo muito comum e o mais utilizado, muitas dúvidas ainda se têm a respeito do uso das pílulas anticoncepcionais, sendo que uma delas é justamente o uso dos anticoncepcionais junto ao de outros medicamentos, o que tanto realmente isso pode interferir na eficácia da pílula.

eficácia da pílula

Essa questão realmente merece atenção, especialistas no assunto dizem que, alguns medicamentos podem sim interferir na eficácia da pílula, chegando até  cortar seu efeito e  por esse motivo há relatos de muitas mulheres que engravidaram mesmo fazendo uso do anticoncepcional. Por isso é necessário que ao ser medicada a mulher relate ao médico que faz uso de anticoncepcionais, para que este possa orientá-la ou receitar um outro medicamento que não comprometa a eficácia da pílula.

Separamos aqui alguns dos principais medicamentos que comprometem a eficácia da pílula anticoncepcional. Fique atenta.

Quais medicamentos interferem na eficácia da pílula?

 

Os antibiótico é o principal medicamento que compromete a eficácia da pílula, cortando o seu efeito, segundo dizem especialistas. Os componentes e substâncias presentes nos antibióticos diminuem a concentração de hormônios do anticoncepcional. Outros medicamentos como antiepiléticos e anticonvulsivantes, alguns tipos de diuréticos, antifúngicos e alguns antirretrovirais, também podem vir a  comprometer ou até cortar a eficácia da pílula.

Além de medicamentes, existem ervas naturais que podem interferir na eficácia da pílula. A erva de São João é a mais conhecida, trata-se de um medicamento fitoterápico,que embora não seja indicada por médicos normalmente, é amplamente utilizada para combater e aliviar os sintomas da depressão e da ansiedade. Porém essa erva possui substâncias que podem alterar a eficácia da pílula e cortar seu efeito.

Chás diuréticos como cavalinha, cabelo de milho, quebra pedra, dente de leão, quando consumidos muito próximos ao horário que se ingere o anticoncepcional também existe a possibilidade de interferência na sua eficácia, devido ao seu grande poder diurético, porém não há comprovação científica quanto a isso.

eficácia da pílulaAlém dos medicamentos, é importante atentar á algumas atitudes como a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso podem comprometer a eficácia da pílula, assim como casos de diarreia ou vômito pouco tempo após a ingestão da pílula, e que acabam cortando o seu efeito.

Sabendo dessas informações,é só estar atenta, ao saber da necessidade de começão a usar algum medicamento não deixe de comentar com seu médico que faz uso de anticoncepcionais, caso não existe a possibilidade de utilizar algum medicamento que não interfira na eficácia da sua pílula, durante o tratamento, ou mesmo quanto estiver fazendo uso apenas da pílula, utilize outros métodos contraceptivos, como o preservativo, que além de prevenir a gravidez ainda atua na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Sobre 80% o número de idosos com Aids

Quando é hora de procurar um sexólogo

Como funciona a pílula do dia seguinte

Os malefícios da pílula

Bill Gates investe na camisinha do futuro

Quais são os melhores exercícios pra gravidez