Métodos Contraceptivos

Período fértil com anticoncepcional não existe: Entenda porque

Por Redação Doutíssima 10/10/2014

Quando você ouvir de alguém que não existe anticoncepcional que não funciona, mas sim anticoncepcional que é tomado errado, acredite. Isso pois não há período fértil com anticoncepcional.

É isso mesmo. Mulheres que fazem o uso da pílula de forma regular não têm período fértil e por isso não podem engravidar. Mas por que isso acontece?

período-fértil-com-anticoncepcional

Uso correto do anticoncepcional impede a gravidez da mulher. Foto: Shutterstock

A explicação para a ausência de período fértil com anticoncepcional se dá uma vez que, ao fazer uso da pílula corretamente, os hormônios contidos na formulação do remédio impedem a ovulação.

Logo, uma vez que a mulher está impedida de ovular, não é possível que ocorra o período fértil com anticoncepcional, pois não ocorre a liberação do óvulo.

Dúvidas sobre período fértil com anticoncepcional

É normal que, ao ler isso, a mulher se questione “se não é possível ter período fértil com anticoncepcional, por que eu menstruo se não estou ovulando?”. Na verdade a menstruação é diferente  para quem toma pílula anticoncepcional.

No processo normal – sem intervenção hormonal contraceptiva –, a menstruação é sinal de que foi preparado um ambiente para receber o óvulo fecundado e abrigar o bebê. Quando esse processo de fecundação não acontece, a eliminação do óvulo faz com que a mulher menstrue.

Já quando há o uso de pílulas anticoncepcionais, o que ocorre na verdade é uma menstruação por privação. Ou seja, o sangue sinaliza a privação hormonal entre o intervalo de uma cartela de pílula para a outra. Essa menstruação tende a causar menos cólica e durar menos dias.

Além disso, graças à eficácia da pílula anticoncepcional, pode-se ter relações sexuais todos os dias do mês – até mesmo durante os dias de pausa entre uma cartela e outra – sem correr o risco de engravidar: como já visto, a mulher não está ovulando, e por isso não há período fértil com anticoncepcional.

Período fértil com anticoncepcional e casos de gravidez

No entanto, há quem se questione “mas eu estava tomando a pílula anticoncepcional e engravidei. Se eu não estou ovulando, como isso aconteceu?” Apesar de ser um método contraceptivo 99% eficaz, é possível mesmo que a mulher engravide usando o método.

Porém esse quadro se dá em situações específicas, como a tendência a esquecer de tomar a pílula diariamente sempre no mesmo horário. Também é importante atentar ao fato do consumo de outra medicação em paralelo ao anticoncepcional: remédios como antibióticos, imunossupressores e anticonvulsivantes diminuem a eficácia do anticoncepcional.

Por isso, caso você faça uso de medicações desse tipo de forma constante, deve alertar ao médico. Se o uso for de forma esporádica e específica, opte pelo uso de um método contraceptivo de barreira enquanto está consumindo o remédio.

Além disso, a mulher deve ficar alerta para o caso de vomitar em até 2 horas após o uso da pílula ou caso sofra uma diarreia forte, que impeça a absorção dos nutrientes e dos hormônios. Nesses casos, a gravidez seria possível, pois a mulher pode vir a ovular e, ao ter relação, o óvulo ser fecundado.