Filhos

Dica para aproximar pais e filhos: aprenda como fazer dobradura

Por Redação Doutíssima 30/09/2014

A arte das dobraduras de papel consiste em fazer figuras apenas com as mãos. Tradicionalmente, também rende momentos de interação entre pai e filho, quando os pequenos aprendem como fazer dobradura.

Dobradura é arte militar

Também conhecida como origami, essa é uma arte milenar e que é muito divertida para as crianças, além de trazer inúmeros outros benefícios, como melhorar a concentração das crianças – já que elas precisarão de muita atenção para seguir o passo a passo – e também a sua habilidade manual, pois terão que praticar bastante para a gravura sair corretamente.

Ficou convencido de que essa atividade pode ser o máximo para integrar pais e filhos? Quer aprender como fazer dobradura? Confira um pouco mais sobre essa arte na sequência desse artigo.

como-fazer-dobradura

Fazer dobraduras diferentes com papel é ótimo para integrar pais e filhos. Foto: Shutterstock

Aprendendo como fazer dobradura

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa atividade, confira as dicas iniciais de como fazer dobradura:

1. Quando você encontrar um passo a passo na internet, fique bem atento aos vértices, para que as dobraduras sejam feitas nos locais corretos.

2. Use uma superfície lisa e consistente para realizar as dobraduras.

3. Depois de dobrar, passe a sua unha ao largo do local em que dobrou para que fique bem firme.

4. Siga corretamente o passo a passo indicativo da dobradura que você quer fazer, sem pular quaisquer dos passos indicados.

5. Comece com formas mais básicas e depois avance para as mais complexas.

Existe um papel ideal para fazer dobraduras?

Uma das grandes questões quando as pessoas buscam aprender como fazer dobradura é sobre o papel. De início, vale destacar que não é preciso um papel específico para isso, bastando que seja possível dobrá-lo. Mas se você quiser um melhor resultado, observe o seguinte na escolha do papel:

– Não deve ser muito grosso, tampouco muito fino. Meio termo é o ideal.

– Além disso, é bom que ele seja mais flexível, principalmente se você é um iniciante nessa arte. Isso também facilitará bastante as coisas para as crianças.

– Por fim, considere que os papéis devem ser resistentes, do contrário é bem possível que ao fazer as dobraduras eles possam rasgar, obrigando você a começar tudo da estaca zero – e causando uma frustração nas crianças.

Quais as figuras ideias para aprender como fazer dobradura?

Em primeiro lugar, você deve pensar que além de fácil, as dobraduras iniciais também devem ser interessantes para seus filhos, do contrário eles não terão interesse em participar da atividade.

Quem é expert nessa arte indica que as melhores figuras para se começar a praticar são dobraduras de barco, avião ou até mesmo um gato ou um cachorro. Que tal começar a aprender como fazer dobradura com um avião de papel? Confira abaixo o passo a passo:

Passo 1: pegue uma folha de papel A4.

Passo 2: dobre essa folha ao meio, no sentido do comprimento. Ela não deve ficar dobrada, você fará isso apenas para poder se orientar depois.

Passo 3: pegue duas das pontas, e dobre-as para dentro, até o centro. Seguindo a dica que demos mais acima, reforce bem com as unhas.

Passo 4: depois de feito o passo anterior, você terá notado que duas novas pontas se formaram, certo? É hora de pegar essas pontas e dobrá-las, levando-as ao centro.

Passo 5: agora você dobra a folha no meio, novamente. Aqui é importante que o lado com as dobras fique para dentro.

Passo 6: agora basta trazer as duas abas para baixo, e as asas estarão formadas. Marque com as unhas para reforçar a dobradura, e seu avião estará pronto para decolar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!