Filhos

Hora de dormir: como fazer a criança ir cedo para a cama

Por Redação Doutíssima 20/08/2015

Muitas crianças têm dificuldade para entender que é hora de dormir. É nesse momento que começa o drama de vários pais. A falta de rotina e alguns hábitos podem influenciar a criança, impedindo-a que vá para a cama no horário adequado. E esse é um assunto delicado, pois o sono é necessário para o desenvolvimento infantil.

 

Crianças precisam ter hora de dormir

As crianças precisam uma rotina desde o nascimento. Isso irá influenciar em muitos pontos ao longo do crescimento. A hora de dormir é um deles. Muitos profissionais recomendam que os pais introduzam os filhos aos ciclos de dia e noite logo que possível.

hora de dormir

A hora regular para dormir é essencial para o desenvolvimento das crianças. Foto: iStock, Getty Images

Definir uma hora de dormir, muitas vezes, garante que as crianças tenham o sono que precisam. Ir para a cama no mesmo horário, todas as noites, está associado a mais horas de sono para os pequenos porque ajusta seu relógio biológico.

 

Pesquisadores da University College London (UCL) descobriram que quando crianças de três anos têm uma hora de dormir, elas conseguem se sair melhor em testes cognitivos administrados aos sete anos do que crianças cuja hora de ir para a cama não era respeitada.

Esses resultados mostram que sono insuficiente pode influenciar no desempenho acadêmico e na saúde em geral dos pequenos.

 

A Academia Americana de Medicina do Sono revela que ter uma rotina regular para dormir está associado a um melhor sono em crianças até aos seis anos de idade, além de uma melhora nos problemas de comportamento durante o dia.  

Outro estudo, realizado pelo SRI International, instituto americano de pesquisa independente, revelou que quanto mais cedo uma criança for para a cama, melhor será seu desempenho na escola.

 

Dicas para implantar a hora de dormir em casa

Ter uma rotina noturna e horário regular é essencial para crianças. Essa rotina as ajuda a terem mais disposição para o dia seguinte. Os pequenos que têm entre cinco a sete anos precisam de 10 a 12 horas por noite. Se você tem dificuldades para definir a hora do sono, confira algumas dicas que podem ajudar:

 

1. Controle as atividades

hora de dormir

O uso do videogame antes de dormir pode agitar as crianças e afetar a rotina noturna. Foto: Shutterstock

Evite todas as atividades estimulantes, como jogos com bola, videogames e uso de tablet após o jantar.

 

2. Comunique-se com as crianças

hora de dormir

Para facilitar a implantação da rotina noturna, é importante se comunicar com a criança. Foto: Shutterstock

Diga-lhes que é hora de dormir em cinco minutos, dando-lhes uma escolha – algo como “você quer ir para a cama agora ou em cinco minutos?”.

 

3. Crie um ambiente relaxante

hora de dormir

A leitura antes de dormir é uma forma de deixar o momento do sono mais relaxante e calmo. Foto: Shutterstock

Estabeleça uma rotina de dormir consistente e relaxante, que dure entre 20 e 30 minutos e termine no quarto do seu filho. Evite histórias assustadoras ou programas de TV. É melhor ler um livro.

 

4. Use um objeto transicional

hora de dormir

O urso de pelúcia é um objeto que pode fazer parte do horário de dormir da criança. Foto: Shutterstoc

Evite cantar ou balançar seu filho para dormir porque se ele acordar no meio da noite, pode precisar que você cante para voltar ao sono. Acostume-o a adormecer com um objeto transicional, como um cobertor ou bicho de pelúcia.

 

5. Verifique se seu filho está confortável

hora de dormir

Para deixar o sono da criança com mais qualidade, as roupas devem ser confortáveis. Foto: Shutterstock

Roupas e cobertores não devem restringir o movimento, e a temperatura do quarto não deve ser muito quente ou muito fria.

 

6. Dê ferramentas para a criança superar suas preocupações

hora de dormir

Dar uma lanterna à criança pode ser uma forma de evitar que medos afetem a rotina noturna. Foto: Shutterstock

Elas podem incluir uma lanterna, um borrifador cheio de “pulverizador para monstros”, ou um grande animal de pelúcia para “proteger”.

 

7. Estabeleça um sistema de recompensa

hora de dormir

Para incentivar a criança a dormir na hora certa, estabelecer prêmios é uma boa opção. Foto: Shutterstock

Cada vez que seu filho vai para a cama na hora certa e permanece lá durante toda a noite, ele recebe uma estrela. Depois de três estrelas, ele ganha um prêmio.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros