Filhos

Atenção ao frio! Cuidados essenciais com o seu bebê no inverno

Por Redação Doutíssima 13/08/2014

Com a chegada do inverno, a grande preocupação das mamães é com a saúde dos bebês. Isso porque os pequenos estão com o seu sistema imunológico em formação e, assim, são mais suscetíveis a ter algumas doenças características desta época do ano, como gripes e resfriados.

Você sabe quais os cuidados que devemos ter com o bebê no inverno? Saiba que eles são importantes para manter os pequenos com saúde e confortáveis. Veja mais sobre os principais cuidados que devemos ter com os pequenos durante a estação mais fria do ano.

bebê-no-inverno

Ao vestir o seu bebê no inverno, cubra bem as extremidades, como a cabeça. Foto: Shutterstock

Como vestir o bebê no inverno

Para saber a quantidade exata de roupa que você precisa vestir no bebê no inverno, basta observar o que você está vestindo. Um parâmetro é usar uma peça de roupa a mais. Outra dica é vestir o bebê em camadas, colocando sempre uma peça de algodão primeiro, para evitar alergias caso a pele do bebe entre em contato com a lã ou outro tecido mais áspero.

Não esqueça de quando sair na rua, os bebês devem proteger as suas extremidades, como as mãos e cabeça. Procure uma touca que também proteja os ouvidos e uma luva de material confortável, já que nesta idade as crianças tendem a levar as mãos à boca.

Outro cuidado importante ao vestir o bebê no inverno é estar atenta a qualquer alteração no humor ou transpiração. Nestes casos o bebê pode estar com calor. Assim, se você vestiu a criança em camadas, é só tirar um casquinho e ficará na temperatura ideal.

Não deixe o bebê sentir muito calor, já que podem surgir brotoejas, assim como no verão. Procure deixá-lo confortável também na hora do sono. Use roupas de tecidos confortáveis. Use uma manta acima do lençol, para deixar o berço mais acolhedor. Até os 12 meses, procure não usar cobertores pesados – em vez disso, use um saco de dormir.

Como dar banho no bebê no inverno

Um dos momentos mais difíceis é a hora do banho, mas não precisa ser assim. Você pode ligar o aquecedor algum tempo antes para aquecer o ambiente. Se o banho for no banheiro, abra o chuveiro para criar um vapor e, assim, evitar um choque térmico.

Procure dar banho no bebê no inverno em horários em que o frio está mais ameno, entre o meio-dia até às 15h. Mantenha a água na banheira em torno de 37°C e tente não demorar muito durante o banho. Procure deixar a roupa que ele irá usar no mesmo ambiente, evitando que aconteça uma mudança de temperatura repentina, o que pode causar resfriados.

Outros cuidados

Mantenha todas as vacinas do bebê em dia. Além disso, evite sair com o bebê no inverno em lugares com aglomeração de pessoas, já que as gripes são transmitidas também através do ar.

Do mesmo modo, evite que pessoas que estejam gripadas entrem em contato com o bebê, e mesmo que não estejam, peça que lavem as mãos para evitar qualquer contaminação.  Ao qualquer sinal de tosse ou febre, evite a medicação sem recomendação médica e leve o bebê ao seu pediatra de confiança.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!