Filhos

Passo a passo: aprenda a fazer pompons de papel para a diversão das crianças

Por Redação Doutíssima 13/07/2014

Em ano de Copa do Mundo é sempre assim: o país simplesmente deixa tudo de lado e só pensa em apoiar a seleção brasileira. E quando a Copa do Mundo acontece no nosso país, fica tudo mais intenso. Um dos grupos que mais se empolga com esse tipo de evento são as crianças, que adoram os pompons de papel para incrementar a torcida.

Faça pompons de papel para se divertir

Muitas vezes, como os jogos coincidem com o horário das aulas, as próprias escolas instalam telões para que as crianças possam acompanhar esse evento tão importante, deixando-as vestir as cores verde e amarela e levar materiais para torcer. Seu filho está querendo levar alguma coisa para torcer pelo Brasil? Então, os pompons de papel são uma excelente opção.

pompons-de-papel

De objeto decorativo a instrumento de torcida, pompons de papel fazem sucesso. Foto: Shutterstock

A palavra pompom tem origem francesa, do termo pompon, que significa uma bola pequena e decorativa confeccionada com penas. Com o passar dos anos, diversos usos e evoluções dos pompons foram tomando forma. De objeto decorativo a instrumento de torcida, os pompons de papel fazem o maior sucesso.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as cheerleaders dificilmente aparecem sem eles para torcer. E aí, já se convenceu de que você pode fazer pompons de papel para que seu filho possa se divertir com os demais? Confira abaixo um passo a passo de como fazer pompons de papel.

Como fazer pompons de papel

1. Escolhendo os materiais: para fazer pompons de papel bem bacanas, é preciso escolher no mínimo duas cores de papel de seda. Como estamos no Brasil e em época de Copa do Mundo, nossa sugestão é que sejam escolhidas as cores verde e amarela. Além disso, para fazer pompons de papel você também irá precisar de alguns palitos (pode ser de picolé), alguns elásticos, e uma tesoura.

2. Ajustando o papel de seda: o segundo passo para fazer os pompons de papel é ajeitar o papel para facilitar o trabalho logo adiante. Normalmente, esse tipo de papel é vendido em pedaços grandes. Se ele realmente for grande, então a dica é dobrá-lo até que ele fique com aproximadamente 15 cm de diâmetro.

3. Cortando: agora que você selecionou os materiais e preparou o papel, o terceiro passo para ter seus pompons de papel é começar a cortar. E aqui não tem mistério: basta cortar algumas tiras, cada uma de aproximadamente 2,5 cm. Não corte tudo, e não corte mais do que isso. A parte que sobra será a base do pompom. Ah, e você não precisa cortar uma folha de cada vez. É possível sobrepô-las e cortar todas, para facilitar o trabalho.

4. Finalmente, usando o palito: você está quase lá, mas, para ter seus pompons de papel, ainda precisa seguir algumas dicas. Abra o papel de seda, coloque o palito bem na ponta, deixando que ele alcance mais ou menos metade da sua folha de 15 cm de diâmetro. A partir daí, é só começar a enrolar, com o palito.

5. O elástico, enfim: terminou de enrolar? Parabéns, você chegou ao último passo e logo terá seus pompons de papel prontos. Para isso, basta colocar os elásticos ao redor da base, para que o palito fique preso ao papel. Agora é só sacudir, curtir, torcer e garantir a diversão das crianças.

Você sabia que também é possível fazer pompons reutilizando sacolas plásticas? Confira:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Educar jogando: brincar com os seus filhos pode transformar suas vidas. Jogar faz a criança superar inúmeras dificuldades

Qual é a melhor brincadeira para cada idade?

5 brincadeiras em família para um dia chuvoso

4 Brincadeiras para avós e netos

5 Brincadeiras em família para todas as idades

Brincadeiras e atividades para crianças entre 5 e 10 anos

Jogos, brincadeiras e atividades para jovens

Brincadeiras para os primeiros 12 meses do bebê