Filhos

Entenda quais perigos cercam a criança sozinha em casa

Por Redação Doutíssima 08/10/2014

É comum que muitos pais, ao serem confrontados com a decisão de deixar a criança sozinha em casa em determinadas situações, procurem meios de evitar isso. Seja levando aos avós ou tios, ou então chamando alguém para cuidar do filho. O problema é que, em alguns casos, nem sempre isso é possível.

criança-sozinha-em-casa

Avalie bem a situação para evitar qualquer tipo de risco aos seus filhos. Foto: Shutterstock

Mas será que, mesmo por pouco tempo, existem perigos em deixar a criança sozinha em casa? Esta é uma questão que deve ser muito bem avaliada pelos pais, já que muitos especialistas indicam que isso pode colocar em risco a segurança da segurança da criança, com efeitos que vão de curto a longo prazo.

Veja quais os perigos de deixar uma criança sozinha em casa e quais as alternativas para que isso não aconteça.

Quais os riscos da criança sozinha em casa?

Até os 14 anos de idade, a maioria das crianças não é suficientemente madura para ficar sem a supervisão de um adulto, mesmo por um curto período de tempo. Embora possa passar pela cabeça dos pais que deixar os filhos sozinhos por uma ou duas horas depois da escola não irá ocasionar problemas, é fato que até esta idade ainda podem existir muitos riscos.

As crianças mais velhas podem parecer ser capazes de, razoavelmente, entreterem-se com suas atividades sem causar problemas, mas um fato a se considerar é que elas podem não ser capazes ainda de lidar com uma emergência doméstica.

Assim, uma criança sozinha em casa, independentemente da sua idade,corre o risco de acidentes domésticos – como casos asfixia, incêndios e envenenamento – e fica também vulnerável aos conteúdos da internet sem monitoramento.

A criança sozinha em casa também tem maiores possibilidades de se colocar em problemas sem a supervisão e orientação de um adulto. Se uma criança mais velha é deixada sozinha por um tempo curto, os pais ou cuidadores precisam se certificar de que ela saiba onde eles estão e como entrar em contato.

Os pais também precisam verificar se o seu filho se sente confiante o suficiente para ser deixado sozinho, e se ele sabe o que de fato fazer para pedir ajuda caso precise.

Os efeitos de longo prazo em crianças que ficam sozinhas por longos períodos de tempo podem ser vistos em seu comportamento. Elas podem se sentir mais solitárias, entediadas, ou com medo, e algumas delas até podem ficar deprimidas.

Deixar criança sozinha em casa é crime

Além de poder ocasionar riscos à segurança da criança, deixá-la sozinha em casa pode ser visto como abandono, segundo o artigo 133 do Código Penal brasileiro. De acordo com a lei, deixar um menor de 16 anos sozinho em casa pode ser considerado crime de abandono de incapaz, que pode resultar em uma pena de seis meses a três anos de prisão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!