Filhos

Criança mal-comportada? Veja como impor limites aos filhos

Por Redação Doutíssima 30/09/2014

Com o avanço da idade, as crianças começam a mudar seu comportamento. Com isso, elas passam a demonstrar atitudes que podem ter a total desaprovação dos pais. Nesse momento, você deve começar a se preocupar em saber como impor limites aos filhos.

Saiba quando e como impor limites aos filhos

Quando se trata de estabelecer limites, a maioria dos pais não é tão hábil, fala demais, é sensível ou deixa de se expressar com clareza e autoridade. Por isso, seja qual for a regra que você queira passar para o seu filho, existe uma maneira eficiente de fazer isso. Veja a seguir como impor limites aos filhos de uma maneira que eles vão conseguir entender.

como-impor-limites-aos-filhos

Se quer impor limites ao seu filho, não opte por gritos ou ações agressivas. Foto: Shutterstock

Como impor limites aos filhos em 6 dicas

Seja específico

Quantas vezes você já ouviu de si mesmo ou de outros pais limites vagos, como “Comporte-se” ou “Não faça uma bagunça”? Porém as crianças vão entender muito melhor, em termos do comportamento que se espera delas, se você ir direto ao ponto.

Um limite específico diz a uma criança exatamente o que deve ser feito: “Fale em voz baixa” ou “Segure a minha mão para atravessar a rua”. Essa estratégia pode aumentar substancialmente a taxa de adesão do seu filho.

Ofereça escolhas

Em muitos casos, a melhor maneira de entender como impor limites aos filhos, é oferecer uma escolha limitada para decidir como cumprir a sua diretriz. Ter alguma liberdade de decisão faz com que a criança sinta algum tipo de controle, o que reduz a resistência.

Alguns exemplos são: “É hora do banho. Você quer tomar uma ducha ou banho de banheira?” ou “Está na hora de se vestir. Você quer escolher uma roupa, ou você quer que eu faça isso?”.

Seja firme

Sobre as questões realmente importantes, quando haverá uma consequência para o descumprimento, precisamos indicar o limite com firmeza. Isso diz a uma criança que ela deve parar com um comportamento errado e cumprir com seus desejos imediatamente.

Além disso, as crianças são mais receptivas a ordens afirmativas. Por isso, é melhor dizer a uma criança o que fazer, em vez de dizer o que não fazer.

Demonstre que é regra, não desejo

Outra forma de aprender como impor limites aos filhos é quando você diz “Eu quero que você vá para a cama agora”. Nesse caso, você pode estar criando uma luta de poder pessoal entre você e seu filho.

Uma estratégia melhor é declarar a regra de forma impessoal, como dizendo: “São 9 horas, é hora de dormir” e então apontar para o relógio. Dessa forma, quaisquer conflitos ou ressentimentos será entre a criança e o relógio.

Explique porque o limite é necessário

Quando as pessoas entendem o porquê de uma regra, elas são mais propensas a cumpri-la do que quando acham que ela é arbitrária. Então, quando você impõe o primeiro limite, explique por que o seu filho precisa agir daquela maneira. Compreender a razão da regra ajuda a criança a desenvolver padrões internos de comportamento, ou seja, uma consciência.

Controlar suas emoções

Antes de indicar algum método para aprender como impor limites aos filhos, é preciso olhar para si mesmo. Pesquisadores relatam que quando os pais estão muito zangados, estão mais propensos a serem verbalmente ou fisicamente abusivos com seus filhos.

Há momentos em que precisamos respirar fundo e contar até 10. A disciplina é basicamente ensinar as crianças como se comportar e você não pode ensinar qualquer tipo de comportamento passional.

Então, em vez de atacar o seu filho com um grito de raiva, como “Qual é o problema com você?”, é melhor tirar um minuto para se acalmar e depois conversar com calma, utilizando um “O que aconteceu aqui?”. O resultado tende a ser muito melhor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!