Saúde Mental

Saiba como vencer a timidez com 7 dicas

Por Redação Doutíssima 01/11/2014

Você já perdeu uma oportunidade de emprego por ter ficado nervoso ou calado demais durante a entrevista? Talvez não teve nem coragem de aparecer, ou então mostrou-se retraído durante uma dinâmica de grupo. Se já aconteceu esse tipo de problema com você, talvez esteja na hora de aprender como vencer a timidez. Quando em excesso, pode passar a prejudicar nossas vidas em outros âmbitos também, como na vida social.

como-vencer-a-timidez

Timidez é normal, mas, quando em excesso, é prejudicial para a vida social. Foto: iStock, Getty Images

Como vencer a timidez ajuda na vida amorosa

Uma pessoa excessivamente tímida normalmente tem muitas dificuldades para arranjar um companheiro ou companheira. Torna-se mais difícil falar para uma pessoa o que se sente, quais são os seus desejos. Se esse é o seu caso, não deixe de conferir a nossa lista com dicas de como vencer a timidez.

Aprenda como vencer a timidez

1. Perca o medo de errar

Um dos principais motivadores da timidez é a cobrança que algumas pessoas põe sobre si mesmas. Nem tudo é uma questão de vida ou morte e o mundo não vai acabar se você gaguejar ou responder uma resposta errada. Se você reparar, as outras pessoas cometem o mesmo número de erros e acertos que você, mas a diferença está no modo como elas reagem a essas situações.

2. Valorize-se

Muitas vezes, você se intimida diante de determinada situação por não se considerar bom o bastante para estar inserido nela. Para saber como vencer a timidez, você precisa parar com isso e valorizar-se mais. Seus méritos a colocaram ali e você merece tanto quanto os demais. Pare de engrandecer todas as outras pessoas e apenas ver os seus defeitos.

3. Aceite-se

O medo de não ser aceito por determinado grupo de pessoas ou em um cenário pode fazer com que você retraia a si mesmo ou se conforme aos gostos e maneiras dos outros. Aceite que você não pode agradar a todas as pessoas. Crie seu grupo de amigos, que compartilham de seus gostos e sentimentos, e espere que os outros te respeitem, assim como você o faz. Afinal, como vencer a timidez se você tem constragimentos quanto a quem é?

4. Relaxe

Muitos tímidos se ofendem com facilidade, sentem-se pessoalmente atacados por algum comentário que seria visto como piada para outra pessoa. Isso decorre de problemas de autoestima, já que, por não se gostar, a pessoa mais encabulada espera que, a qualquer momento, alguém chegue e aponte suas imperfeições. Aprenda a rir de si mesmo e assim as pessoas terão mais vontade de se aproximar.

5. Pense positivo

Se antes de tentar alguma coisa você ficar pensando que tudo vai dar errado, nunca irá entender como vencer a timidez, pelo contrário, vai se retrair e isolar cada vez mais. Portanto, seja otimista e comece a pensar que as coisas vão dar certo e que você apresentará como ninguém aquela proposta na reunião da firma. Se você acreditar, ou outros também vão.

6. Aprenda a ser elogiado

Muitos tímidos não se apreciam e, por isso, não conseguem aceitar que os demais enxerguem e apontem suas qualidades. Assim que você aceitar os elogios recebidos e começar a se ver pelos olhos deles, observar suas próprias qualidades se tornará muito mais fácil.

7. Aprume-se

Pessoas envergonhadas têm a tendência de andar com a coluna encurvada e a cabeça baixa, deixando de olhar as pessoas nos olhos e encarar o mundo de frente. Essa atitude pode fazer com que os outros se afastem ou não confiem em você. Arrume sua postura e ande de cabeça erguida. Isso vai melhorar sua saúde corporal, além de aumentar sua confiança.