Saúde

Exame papanicolau ajuda a detectar doenças na mulher

Por Redação Doutíssima 09/12/2014

Também conhecido por pré-câncer, o papanicolau é um dos exames mais importantes para a saúde da mulher. Deve fazer parte da rotina de todas as mulheres sexualmente ativas. Sua função é descobrir, através de células coletadas do colo do útero, alguma anormalidade, geralmente relacionada um tumor, ou detectar infecções causadas por fungos – o mais comum é a candidíase –, protozoários, herpes ou HPV.

 

Este exame também pode fornecer informações sobre os níveis de estrogênio e progesterona presentes no corpo da mulher.  

papanicolau

Procedimento deve ser feito por toda mulher sexualmente ativa. Foto: iStock, Getty Images

Papanicolau em homenegem a médico

 

O exame recebeu esse nome em homenagem ao médico grego, o pai da citologia – parte da biologia que estuda a célula sob seus diferentes aspectos –, Geórgios Papanicolau. Ele é um procedimento de triagem, ou seja, não oferece diagnóstico definitivo, mas levanta suspeita sobre anormalidades na saúde reprodutiva da mulher.

 

O papanicolau deve ser feito com intervalos de seis meses, para mulheres com histórico de câncer, e de um ano como rotina para quem não tem registros de doença deste tipo. Vai depender da peculiaridade de cada mulher.

 

Para chegar a um intervalo considerado ideal, o médico considera o início da vida sexual da paciente, histórico de doenças, nível socioeconômico, parceiro com histórico de câncer de pênis, se é fumante, se tem imunidade fraca e múltiplos parceiros. Todos esses pontos são importantes, pois cada mulher é única e exige um atendimento diferenciado.

 

Tire suas dúvidas sobre o papanicolau

 

Abaixo, algumas das dúvidas mais frequentes que envolvem o papanicolau. Leia com atenção e analise sua rotina de exames.

 

1. O papanicolau é oferecido pelo SUS?

 

Sim. O papanicolau faz parte das diretrizes de saúde preventiva da mulher e pode ser feito de forma gratuita nos postos de saúde de qualquer município do Brasil.

 

2. Quais os cuidados para a realização do exame preventivo?

 

Os cuidados não são muito complexos. É importante que a mulher não esteja menstruada no dia do exame. Além de não ter tido relações sexuais dois dias antes do preventivo, mesmo com camisinha.

 

3. Como é feita a coleta do material?

 

Para fazer a coleta do material do colo do útero, a mulher precisa ficar em posição ginecológica, ou seja, ela deita em uma cama apropriada, abre as pernas e as coloca sobre dois apoiadores.

 

O médico introduz na vagina um espéculo e raspa parte da parede do útero. O material coletado neste momento é o que irá para análise em laboratório de citopatologia.

 

4. O exame dói?

 

O papanicolau é um exame rápido e que para a maioria das mulheres é indolor. Em alguns casos pode provocar incômodo passageiro ou até um sangramento pós-coleta. O incômodo fica por conta do aparelho usado para abrir a vagina da mulher.

 

5. O que fazer após o exame?

 

Tão importante quanto realizar o exame é saber o resultado. Por isso, a mulher deve voltar ao ginecologista para saber se precisa iniciar um tratamento ou se está tudo certo com sua saúde.

 

6. O que acontece se meu exame der algum problema?

 

Como o papanicolau é um exame preventivo e não de diagnóstico preciso, a qualquer sinal de alteração nos resultados o médico deve comunicar a paciente e pedir exames complementares que confirme o diagnóstico inicial. Caso indique apenas infecções por fungos ou protozoários, o médico já deve iniciar o tratamento.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!