Clínica Geral

Confira 5 perguntas e respostas sobre a menstruação e tire suas dúvidas

Por Redação Doutíssima 11/09/2014

Todas as mulheres passam pelo momento da menstruação. Umas com um ciclo mais longo, outras com um ciclo menor. No entanto, o fato imutável de que a mulher é programada geneticamente para menstruar não significa que as mulheres nascem sabendo tudo sobre menstruação.

Pensando nisso, reunimos as principais dúvidas sobre o tema em um só lugar para você. Confira e sane seus questionamentos sobre menstruação.

menstruação

Menstruação ainda causa muitas dúvidas entre as mulheres. Foto: Shutterstock

Principais dúvidas sobre a menstruação

Mulheres que convivem juntas tendem a menstruar na mesma época?

Sim. Esse fato se dá uma vez que a menstruação é caracterizada por ser uma variação hormonal, e hormônios podem ser alterados por influência externa como rotina, alimentação, ansiedade e estresse.

Tais pontos fazem com que mulheres submetidas a uma mesma rotina e pontos de tensão sejam igualmente reguladas pelo organismo em termos de menstruação. Ou seja, os hormônios acabam se regulando e entrando todos no mesmo ciclo. O mesmo acontece inclusive no reino animal.

O período de menstruação aumenta a probabilidade do aparecimento de acne?

Sim, quando se está menstruada ou em um período pré-menstrual, é mais comum o aparecimento de espinhas. E mais uma vez a culpa disso vem dos hormônios.

As mudanças hormonais fazem com que as glândulas sebáceas aumentem a secreção e assim, consequentemente, a acne. No entanto, não se pode descartar os efeitos da alimentação nesse período. Isso ocorre visto que a mulher tende a ficar indisciplinada na hora de alimentar-se durante o período pré-menstrual.

Como fica o prazer sexual no período menstrual?

Colocações proibitivas a respeito do sexo durante a menstruação não têm fundamento. Inclusive, existem mulheres que afirmam sentir mais prazer no sexo enquanto estão menstruadas.

Isso acontece porque a irrigação na região pélvica aumenta, facilitando a lubrificação da região e também trazendo mais sensibilidade para a mulher atingir o orgasmo.

Existe algum risco em se praticar sexo quando menstruada?

Mesmo sendo para algumas mulheres mais prazeroso, isso não anula o conselho que vale para qualquer momento da vida sexual: o uso de preservativo. No entanto, esse conselho deve ser ainda mais reforçado quando a mulher está menstruada.

A explicação clínica para esse cuidado redobrado é que o risco de contração de doenças sexualmente transmissíveis no período menstrual é maior do que fora dele. O sangue é um meio de cultura, ou seja, contém todos os nutrientes necessários para o crescimento de microrganismos, como bactérias, fungos e vírus.

Posso engravidar caso tenha relação sexual estando menstruada?

Levando em conta que a menstruação é justamente o indício de que o óvulo feminino não foi fecundado, o período mais seguro em termos de gravidez é esse. No entanto, ainda que raro, é possível que a mulher engravide sim, mesmo que a relação tenha sido feita no período menstrual.

A explicação está na qualidade do espermatozóide: caso ele seja de boa qualidade, pode ficar viável no trato ginecológico feminino por até 7 dias. Se a mulher tiver um ciclo curto e tiver tido relações no final do período, ela pode ovular dentro desses 7 dias, estando, assim, sob risco de engravidar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!