Bem-Estar > Equilíbrio > Medicina Alternativa > Saúde > Zen

Leveza e bem-estar na sua rotina

Por Izabela Ventura 12/02/2016
Segundo o dicionário, leveza é a qualidade do que é leve; caráter do que é singelo, delicado e de frescor.  E foi essa a palavra que escolhi para começar esse ciclo como colunista do Doutíssima. Espero que possamos caminhar juntos rumo a um estilo de vida mais saudável e pleno. Que possamos deixar de lado essa cultura do exagero cada vez mais difundida atualmente; abandonar tudo o que nos faz mal e investir no que nos faz bem.

 

Como jornalista, uma de minhas áreas de atuação foi a editoria de saúde e usarei técnicas jornalísticas para dar dicas desse segmento. Vou reportar fatos a vocês e dar dicas de minha rotina alimentar pessoal, cuja dieta sigo há cerca de uma década, sempre acompanhada por profissionais. Lembro aqui a recomendação escrita na página do Doutíssima: “os conteúdos dos artigos e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de profissionais de saúde ou outros especialistas”. Cada dieta deve ser personalizada de acordo com o corpo e os objetivos de cada um. O que dá certo para uns, pode ser prejudicial para outros, ou, no mínimo, pode não dar resultado.

 

Além da alimentação planejada, pratico atividades físicas diariamente e também vou compartilhar alguns dos meus treinos com vocês.

 

Leveza e qualidade de vida vai ser o lema de Izabela. Foto: iStock/GettyImages

Leveza e qualidade de vida vão ser o lema de Izabela. Foto: iStock/GettyImages

 

O segredo da leveza

Acredito que a combinação exercícios para o corpo + exercícios para a mente + alimentação saudável é infalível para nos deixar mais leves. Para tirar de nós pesos desnecessários, sejam aqueles que são contados na balança, ou os que nos tiram de nosso eixo. Precisamos encontrar caminhos que nos façam abandonar atos e sentimentos como o exagero, a culpa, as mágoas, a raiva e a ansiedade. E dar caminho à ponderação, ao equilíbrio, à compaixão, à calma e serenidade. Enfim, caminhos para encontrar a paz dentro de nós mesmos.

 

Por último, e não menos importante, sou praticante e professora de Hatha Yoga Integral,modalidade que contempla posturas de alongamento, força, respiração, relaxamento e meditação em todas as aulas e oferece benefícios ao corpo e à mente. O Hatha Yoga é apenas uma das várias escolas de Yoga difundidas mundo afora, e você pode escolher com a qual mais se identifica. No fim das contas, todas têm o mesmo objetivo: conectar você consigo mesmo e despertar uma consciência mais sutil e integrada. Posteriormente apresentarei cada escola, relatando suas especificidades.

 

Como especialista na área, prestarei informações sobre essa prática milenar de saúde preventiva, como as posturas e seus benefícios para o corpo; respirações adequadas para situações do dia a dia; meditação, entre outros temas. 

 

Aproveito para responder a uma das mais recorrentes perguntas sobre essa prática: a pronúncia. Yoga é a palavra em sânscrito, o idioma antigo da Índia, e pronuncia-se yôga. Ioga é a forma de se referir à prática na língua portuguesa, com a tônica no “ó”. Então, o termo fica ao seu critério, bastando acertar no artigo: “o” yoga ou “a” ioga. Por aqui utilizarei Yoga, que acabou ficando mais comum, especialmente na forma escrita.

 

Izabela Ventura é jornalista formada pela PUC Minas, repórter e assessora de imprensa. É praticante e professora de Hatha Yoga Integral, modalidade que traz benefícios ao corpo e à mente. Apaixonada por um estilo de vida saudável, dedica boa parte do tempo a divulgar dicas de saúde, Yoga, meditação, atividades físicas e alimentação saudável.