Saúde Mental

Saiba como melhorar a depressão em 6 dicas

Por Redação Doutíssima 26/12/2014

Pode parecer um caminho difícil, mas é possível atravessar. Você pode aprender como melhorar a depressão. Mesmo que não seja fácil, é possível curar-se da doença com determinação, motivação e força de vontade. Aos poucos, é possível notar aspectos de melhora após mudanças nos hábitos e aquisição de novas perspectivas de vida.

como melhorar a depressão

Terapia, exercícios e trocas de experiências são passos importantes. Foto: iStock, Getty Images

 

Saiba que você não está sozinho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já registrou mais de 350 milhões de pessoas com depressão no mundo todo.

 

Esse transtorno, caracterizado pela tristeza, sentimento de culpa, ausência de prazer, baixa autoestima e perda de interesse na vida, afeta tanta gente que, quando unidas, elas formam uma grande parcela da população mundial. Se você e elas descobrirem como melhorar a depressão, muitas vidas poderão ser salvas e vividas.

 

Por mais difícil que seja para seus familiares e seus amigos entender o que você está passando, eles se preocupam com sua saúde. Não é que eles estejam sendo negligentes, eles simplesmente não conseguem se pôr no seu lugar e descobrir como podem ajudar.

 

Por isso, diga para eles um pouco do que você sente, e não se isole. É o afastamento das pessoas que você ama que irá lhe fazer sentir ainda mais triste.

 

Inove e saiba como melhorar a depressão

Se você não está satisfeito com o rumo que sua vida tomou, organize um novo estilo. Corte o cabelo, compre roupas novas, faça uma viagem, economize, troque de emprego, enfim, o que lhe fizer sentir mais feliz.

 

Saia zona de conforto. Quando se está acomodado, além da depressão, podem surgir problemas de estresse e outros transtornos que prejudicam a saúde.

 

Faça exercícios físicos

Comprovadamente, os exercícios físicos são uma das formas mais eficientes de como melhorar a depressão. Eles liberam no organismo substâncias como a serotonina, endorfina e dopamina, que deixam a pessoa com maior disposição, alegria e motivação. Caminhadas, corridas e natação são um bom começo. Se preferir, pode realizar o exercício sozinho, porém tente conhecer novas pessoas e praticar os esportes em boa companhia.

 

Converse com um terapeuta

Os medicamentos são eficazes no combate à doença. Porém, não há como melhorar a depressão sem um diálogo aberto com um psicólogo ou terapeuta. Eles podem auxiliar você a compreender como funciona a mente da pessoa depressiva, de que forma os sintomas podem ser atenuados e indicar maneiras de reduzir a sensação de vazio e tristeza.

 

Além disso, o uso de medicação é mais eficiente quando associado ao tratamento terapêutico.

 

Como melhorar a depressão em grupos de apoio

Existem vários grupos formados por pessoas que já passaram ou estão passando pelo processo depressivo. Mas como melhorar a depressão ouvindo outras pessoas que estão tristes? Ouvindo suas experiências, trocando dicas de tratamento e fazendo novas amizades.

 

O convívio em coletivo traz grandes benefícios devido ao intercâmbio de conhecimentos. Além disso, trabalho voluntário pode fazer você se sentir especial por auxiliar pessoas que estão em condições de necessidade. Você ajudará a si mesmo e também aos outros.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!