Planos de Saúde

Como pesquisar os melhores convênios médicos para sua família

Por Redação Doutíssima 31/01/2015

Saúde é coisa séria, e com todos os problemas que existem na saúde pública brasileira ter um plano de saúde já virou algo essencial. Para muitos, os convênios médicos ainda são sinônimos de despesas, mas a longo prazo o contrato se transforma em economia.

 

convenios

Buscar referências com outros usuários é interessante no processo de escolha. Foto: iStock, Getty Images

 

Quando se trata de saúde, as despesas são muito altas, não somente em caso de doenças e internações, mas também em processos de prevenção e cuida habitual a saúde. Aprenda como pesquisar e tenha o melhor convênio médico para você e sua família.

Avalie e pesquise na busca por um convênio

 

Existem pontos importantes que, muitas vezes, podem não chamar a atenção em um primeiro momento. A necessidade de contratar um plano de saúde é tão grande, que detalhes que farão diferença depois não recebem a atenção que deveriam. Observe com cuidado as dicas a seguir e esteja seguro ao escolher um convênio médico para você e para sua família.

1. Análise

Assim como tudo o que você faz, antes de adquirir qualquer outro produto ou serviço, não deixe de analisar todas as opções de convênios médicos disponíveis. Verifique entre as principais operadoras que oferecem plano de saúde na sua região e não opte simplesmente pela mais conhecida.

Descubra qual oferece um plano de qualidade com um preço equivalente. Na hora de escolher o tipo de plano (individual, familiar ou empresarial) o cuidado deve ser o mesmo. Entenda todos eles e opte pelo que mais lhe beneficia.

2. Desempenho

Prepare uma lista das operadoras que mais chamaram sua atenção e acesse o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Lá você vai encontrar a avaliação de desempenho das operadoras, que é realizada por meio do Índice de Desempenho de Saúde Suplementar.

Esses indicadores são agregados em quatro grupos: atenção à saúde, econômico-financeiro, estrutura e operação e satisfação do beneficiário. Essa checagem vai lhe permitir contratar somente os melhores convênios médicos.

 

3. Preço

Agora que você já sabe quais são os melhores convênios médicos da sua região em termos de qualidade, chegou o momento de avaliar os valores da sua listagem para descobrir o que melhor funciona para você em termos financeiros.

Não esqueça de verificar quais os serviços disponíveis nos planos, porque são eles que diminuem ou aumentam os preços. O fato dos médicos fazerem parte ou não do convênio, por exemplo, ou se ele possui abrangência nacional. Analise a relação custo x benefício para fazer sua escolha.

 

4. Histórico familiar

A principal razão para se contratar um plano de saúde é a certeza de um atendimento médico qualificado e sempre disponível. Para que essa qualidade seja alcançada é necessário que você considere as suas necessidades e a de seus familiares quando estiver pesquisando convênios.

É importante que as operadoras saibam de suas condições, uma doença específica. Elas não podem recusar clientes, por isso não se preocupe. Fale sobre sua doença preexistente para que seu plano possa ser adequado à sua necessidade.

5. Opinião

Outro passo importante antes se decidir por um plano de saúde e assinar contrato é verificar com as pessoas que já são clientes sobre o atendimento, a rapidez na marcação de consultas, a possível burocracia no caso de autorização de exames ou internações, etc.

Também é possível encontrar essas informações nos fóruns da Internet, que fornecem espaços de discussão para os usuários. O próprio site da ANS oferece o Espaço da Qualidade, onde é disponibilizado o índice de reclamações dos consumidores.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!