Planos de Saúde > Saúde

Aprenda tudo sobre planos de saúde e tire suas dúvidas

Por Redação Doutíssima 06/02/2015

Antes de contratar o serviço, as pessoas buscam saber tudo sobre planos de saúde. Pois este segmento é um dos campeões em reclamações, informações complexas sobre as modalidades, que incluem diferentes coberturas e condições para usufruir do serviço podem atrapalhar quem entende pouco do assunto.

tudo sobre planos de saude

A ANS é a agência que regula os serviços no Brasil, recorra a ela quando precisar de ajuda. Foto: iStock, Getty Images

Outro ponto importante é saber que nem todos os planos cobrem todos os tipos de procedimentos, por isso, é preciso estar atento ao contratar um plano de saúde. Primeiro, procure uma empresa séria e que possua boas referências.

Isso é importante já que tudo sobre planos de saúde que você precisa saber é se ele irá ser a sua garantia em caso de doenças, pois muitas vezes gastos com médicos e hospitais podem ser muito altos quando precisamos deles. Se você quer saber tudo sobre planos de saúde, veja como funciona este serviço.

Tudo sobre planos de saúde: operadoras

 

Existem muitas operadoras e por isso, é uma boa ideia buscar corretores que possam explicar tudo sobre os planos de saúde e quais as diferenças entre cada um deles.

Além disso, é preciso encontrar um profissional conhecido, para que você não acabe tendo complicações nessa área. Primeiro, veja se ele tem qualificações junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), agência reguladora deste serviço, ou do Procon da sua cidade.

Basicamente, existem três tipos de planos de saúde: os individuais, o empresarial e o por adesão. O primeiro diz respeito a um plano o qual você vai contratar diretamente com a empresa que oferece o serviço.

Já no caso do plano de saúde empresarial, o contratante do plano é uma pessoa jurídica, no caso a empresa que você trabalha e que oferece este benefício, onde a empresa paga uma parte e o empregado a outra parte do plano.

Mas se você não trabalhar em uma empresa que não ofereça plano de saúde, mas trabalha com carteira assinada ou é um profissional autônomo, pode fazer um plano de saúde por adesão, quando é feito através de um sindicato ou associação de uma categoria profissional.

Os planos coletivos são um pouco mais em conta do que os individuais, mas em compensação também podem ser menos completos ou seja, com menos cobertura.

Depois do contrato feito, é comum ter um tempo de carência para iniciar o uso dos benefícios do seu novo plano de saúde. Assim, é preciso estar de olho nas cláusulas do contrato.

Mas segundo a lei, nos casos de urgência e emergência a carência do plano de saúde é de apenas 24 horas depois da assinatura do contrato. Mas para outros fins, como consultas, exames e internações, o prazo pode se estender até 180 dias.

Tudo sobre planos de saúde: quanto pagar

 

Segundo as novas diretrizes do setor, os planos de saúde são cobrados de acordo com a faixa etária de cada pessoa. Geralmente, é possível incluir pessoas da sua família em um mesmo plano, com preços convidativos.

Se você já tem um plano de saúde mas deseja trocar, antes de cancelar o antigo,pode ver a possibilidade da portabilidade do seu convênio, para que não precise passar pelo tempo de carência determinado pelo novo plano.

Para que tudo ocorra bem, tudo sobre planos de saúde que você precisa saber é que o cancelamento deve ser feito por escrito, sempre em duas vias, para evitar a cobrança indevida por parte da empresa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!