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Nutrição

Afinal, como substituir o leite de vaca?

Por Claudia Mercier 19/02/2015

Aposto que você tem intolerância à lactose ou conhece alguém que sofre desse mal. Segundo pesquisas, 70% dos brasileiros sofrem desse mal. O problema ocorre porque o indivíduo nasce sem uma enzima que quebra a lactose, o açúcar do leite, ou porque deixa de produzi-la ao longo da vida, seja pelo envelhecimento ou por lesões no intestino. O Doutíssima preparou uma lista de leites alternativos que fazem bem à saúde e mantém os valores nutricionais desse alimento. Confira!

 

beber leite

70% dos brasileiros têm intolerância à lactose. Foto: Shutterstock

 

Leite de aveia

A aveia é uma excelente fonte de fibras para o organismo e ajuda na reconstrução da flora intestinal. As fibras da aveia também contribuem para o organismo eliminar as gorduras presas nas artérias e a diminuir o colesterol – dois fatores de risco para infarto e acidente vascular cerebral. O leite de aveia é também um poderoso aliado para o sistema imunológico. Confira a receita:

 

Ingredientes:

– 2 xícaras de chá de aveia em flocos

– 3 xícaras de chá de água (filtrada ou mineral)

– 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

 

Modo de preparo:

Deixe a aveia de molho na água por, no mínimo, uma hora. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bate por, aproximadamente, cinco minutos. Coe a mistura com a ajuda de um pano fino e leve à geladeira. O leite pode ser armazenado por até três dias. 

 

 

leite

O leite vegetal é rico em nutrientes e fácil de preparar. Foto: Shutterstock.

 

Leite de arroz

Este tipo de alimento não possui nenhuma restrição a quem tenha intolerância à lactose ou não goste de consumir produtos de origem animal. Além disso, muitas pessoas optam pelo leite de arroz devido ao seu valor nutricional. O leite de arroz con­tém mais car­boidratos do que o leite de vaca e pode ser uma forma saborosa e de baixo teor de gordura. Anote a receita de leite de arroz:

 

Ingrediente:

– 2 xícaras (chá) de aveia em flocos
– 3 xícaras (chá) de água mineral ou filtrada
– 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

 

Modo de preparo:
Deixe a aveia de molho na água por uma hora. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Coe e leve a geladeira.
O leite de arroz pode ser consumido em até 3 dias, desde que seja conservado dentro da geladeira.

 

Leite de amêndoas

Para você que procura alternativas para substituir o leite de vaca por algo mais saudável, o leite de amêndoas é uma opção muito nutritiva. Além disso, as amêndoas são livres de glúten, possuem baixo teor de carboidratos e promovem um bom equilíbrio do colesterol. Além disso, o leite de amêndoa ajuda a emagrecer e a controlar a diabetes porque tem baixo índice glicêmico. 

 

Ingredientes:
– 1 copo de amêndoas crua
– 4 copos de água

 

Modo de preparo:
Lave as amêndoas, deixe de molho de um dia para o outro. Escorra a água que ficou de molho, retire a película (opcional) e bata no liquidificador com a água. Coe em um pano fino. Se não for consumir na hora, deve-se guardar o leite fresco e dura 3 dias na geladeira.

 

 

leite de amendoas

O leite de amêndoas é um ótimo para emagrecer. Foto: Shutterstock.

Leite de soja

O leite de soja é rico em proteínas de alta qualidade, gorduras boas (ômegas 3 e 6), fibras, vitaminas e minerais, e é pobre em gorduras ruins (saturadas). Além disso, pode melhorar os níveis de colesterol no sangue, ajudando no bom funcionamento do coração. A preparação do leite de soja é muito simples. Aprenda: 

 

Ingredientes:

– 1 xícara de soja
– 1 e 1/2 litro de água

 

Modo de preparo:

Lave bem os grãos e deixe de molho de um dia para o outro. Escorra a água e bata no liquidificador com um litro e meio de água. Coe a mistura com um pano de prato. Coloque em uma panela e leve ao fogo, quando levantar fervura deixar em fogo baixo por 10 minutos. Espere esfriar e coloque na geladeira. 

 

leite de soja

O leite de soja é também indicado no combate ao colesterol. Foto: Shutterstock.

 

Leite de quinoa 

O leite de quinoa é relativamente pobre em gordura e rico em minerais, como o ferro, o fósforo e o cálcio. A quinoa tem como principal nutriente os hidratos de carbono. Contém ainda cerca de 18% de proteínas, um valor superior ao encontrado na maioria dos cereais tradicionais. Para além do maior teor em proteínas, o seu grande interesse nutricional reside na composição em aminoácidos essenciais, especialmente a lisina. Anote a receita: 

 

Ingredientes:

– 4 colheres de sopa de flocos de quinoa (sem glúten)
– 2 xícaras de água

 

Modo de preparo:

Deixa a quinoa de molho na água dentro do liquidificador por 15 minutos e depois bata por 1 minuto. Não precisa coar.

 

Leite de gergelim

Ao contrário do que todos pensam, as melhores fontes de cálcio estão nos vegetais e não o leite. O gergelim é a melhor delas, com nove vezes mais cálcio que o leite de vaca. A semente de gergelim contém grande variedade de princípios nutriticionais. Existem três tipos de sementes de gergelim: as de cor branca, marrom e preta. O gergelim preto é o mais rico em cálcio. A receita de leite de gergelim é super fácil. Anote:

 

Ingredientes:

– 1 xícara de gergelim bege ou preto (o preto é o que tem mais cálcio)
– 3 xícaras de água filtrada

 

Modo de preparo:

Deixe o gergelim de molho na água por 8 a 12 horas. Depois desse tempo jogue a água fora. Bata no liquidificador com 3 a 4 xícaras de água filtrada (depende se você quer leite mais grosso ou não). Pronto, é só coar e aproveitar essa delícia!

 

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