Dica do Nutricionista

Conheça os 10 alimentos ricos em cálcio, para fortalecer os ossos e os dentes a cada garfada!

Por Redação Doutíssima 19/04/2014

Saiba quais são os 10 alimentos ricos em cálcio:

alimentos ricos em cálcio

O cálcio é uma das substâncias das mais importantes para a manutenção da boa saúde humana e encontradas em diversos alimentos do nosso dia-a-dia. Mas afinal, por que ele é tão importante assim? Primeiramente, ele não ajuda apenas no bom crescimento e fortalecimento dos ossos do corpo, mas é também ingrediente crucial para a coagulação sanguínea e para a contração muscular.
Mas o que muitos temem é não encontra-lo em outros lugares que não os derivados do leite: enganam-se. Ele está presente em diversos outros alimentos dos quais você talvez nem imaginava. Grave bem os nomes abaixo e saiba como fortalecer ossos, dentes e corpo a cada garfada (e colherada!).

Sardinhas: pequeninas mas ricas em cálcio. 550mg em cada 100g.

Laranjas: um suco de laranja natural é além de tudo uma bomba (positiva) de cálcio: 35mg a cada 100g.

Semente de gergelim: aquelas sementinhas em cima do pão de hambúrguer possuem 825mg de cálcio a cada 100g. Encontrada a desculpa para as escapadas nada gourmet do final de semana!

Salsa: a cada 100g, 175mg de cálcio. Nada de diminutivos pra cima dessa pequenina.

Rúcula: sua salada diária super rica: a cada 100g, 117mg.

Semente de linhaça: a famosa dentre os grãos possui 221mg a cada 100g.

Leite de soja: a cada 200ml, 240mg. Nada mal!

Manjericão: mais um ingrediente que não pode faltar na sua saladinha, pois a cada 100g desse moço, você ganha 211mg de cálcio.

Feijão carioca: nosso complemento diário têm 123mg por cada 100g.

Espinafre: Popeye não estava errado, pois uma mão de espinafre te dará 112mg

Quanto de cálcio preciso consumir por dia?

alimentos ricos em cálcio

Boa pergunta: os médicos recomendam que um adulto coma no mínimo 1000mg por dia. Seguindo as dicas aqui em cima, asseguramos que essa meta será atingida facilmente. E caso você possua casos de osteoporose na família, seja uma mulher na menopausa ou tenha crianças pequenas em casa, o consumo é ainda mais encorajado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer