Dica do Nutricionista

Arroz integral e arroz branco: Saiba as diferenças

Por Renata Rodrigues de Oliveira 10/10/2014

Saiba quais são as principais diferenças entre o arroz branco e o arroz integral

Sabemos hoje que nossa alimentação deve conter carboidratos de absorção lenta e que liberam a energia gradualmente no nosso organismo. Os grãos integrais possuem um tempo prolongado de digestão, pois devido à presença de casca nesses grãos, as enzimas digestórias possuem dificuldade em hidrolisar o amido. Dessa forma, os grãos integrais depois de mastigados e deglutidos permanecem longo tempo no estômago em contato com o ácido clorídrico, responsável pelo enfraquecimento das fibras e facilitando a digestão.

Arroz integral e Arroz branco

Os carboidratos estão divididos em dois grupos: Os complexos e os simples. O primeiro grupo tem uma formulação simples ( carbono, hidrogênio, oxigênio), é absorvido de forma rápida no fígado e nos músculos e se não queimado logo após seu consumo, pode ser armazenado em forma de gordura. O açúcar é um exemplo. Já os carboidratos complexos demoram mais a serem digeridos, o que prolonga a sensação de saciedade. Exemplos de alimentos que são considerados carboidratos complexos são:grãos e cereais integrais, macarrão integral, batata doce, arroz integral.

Muito utilizado na alimentação brasileira, o arroz branco tem o grão processado, o que faz com que algumas propriedades como nutrientes sejam perdidas. Diferentemente, o arroz integral é um alimento mais completo e é considerado um carboidrato complexo, o que,como já dito no texto, aumenta a sensação de saciedade e faz com que o organismo necessite menos calorias.

O tempo exato de digestão e carboidratos simples e complexos depende de vários fatores como a presença de outros macronutrientes na refeição, tempo em jejum, etc. Entretanto, testes mostram que o tempo necessário para a digestão e absorção completa de carboidratos simples é de aproximadamente 20 minutos, enquanto a digestão e absorção da mesma quantidade de carboidratos complexos pode levar até 2 horas.

shutterstock_81458779

Arroz Integral e perda de peso

Caso a perda de peso queira ser alcançada,o ideal é sempre optar  por carboidratos complexos, dentro sempre de uma alimentação balanceada. No caso do arroz, se você trocar o branco pelo integral ficará satisfeito por muito mais tempo comendo a mesma quantidade e o organismo não ficará deficiente de energia. O arroz integral por exemplo possui nutrientes, vitaminas como A, B1, B2, B6, B12, proteínas, óleo, niacina e hidratos de carbono. 

É extremamente importante lembrar que para um emagrecimento saudável é necessário que uma alimentação saudável e completa seja associada à exercícios físicos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!