Estética

Descubra 3 maneiras para remover tatuagem indesejada

Por Redação Doutíssima 20/02/2015

Por impulso, rebeldia, modismo ou amor, muita gente acaba tatuando o corpo e se arrependendo depois. Por sorte, e também uma ajudinha da tecnologia, hoje já é possível remover tatuagem indesejada do corpo.

 

remover tatuagem

Sobrepor desenhos ou uso de lasers são alternativas para tatuagem indesejada. Foto: iStock, Getty Images

 

Existem algumas técnicas capazes de apagar os desenhos, porém elas se tornam mais caras e mais doloridas do que a própria tatuagem.

 

Além disso, por vezes, as tatuagens podem não sair totalmente ou deixar manchas na pele, sendo que as com pigmentação vermelha e verde têm menor chance de remoção.

 

Remover tatuagem com cover-up

 

O cover-up é a técnica mais procurada para remover tatuagem. Na verdade, não se trata de uma remoção, mas sim de uma sobreposição de desenhos, ou seja, outra tatuagem é feita sobre o desenho indesejado.

 

Pode parecer simples, porém o método tem limitações, já que nem todo desenho tem como ser escondido por outro. Dependendo do tamanho e cores da antiga tatuagem, a nova forma poderá não ficar perfeita, deixando expostas manchas e sombras da antiga marca.

 

Usando laser para remover tatuagem

 

Graças às novas tecnologias, agora já é possível remover tatuagem completamente e sem tantos prejuízos à pele. Os lasers são os novos queridinhos do momento quando o assunto é remoção de tattoos.

 

Um dos mais eficientes e mais procurados métodos é o Laser de Ruby, entretanto também existe o Q Switched Laser que tem resultados satisfatórios. Ambos os tratamentos emitem raios de ondas de luz que ultrapassam as camadas de pele e atingem a tinta.

 

A energia dos lasers faz com que as partículas de tinta se rompam e formem pedaços menores, que serão eliminadas naturalmente pelo sistema imunológico da pessoa.

 

Os raios são disparados de forma rápida e localizada, por conta disso são absorvidos apenas pela tinta da tatuagem e não prejudicam a pele.

 

O Laser de Ruby, além de usado para remover tatuagem, também é incluso em tratamentos de retirada de pintas, manchas de pele naturais ou do sol e lentigos senis. A remoção de maquiagem definitiva e de pequenos pelos em peles claras também é possível com a técnica.

 

As sessões de remoção com laser duram em torno de 15 a 30 minutos e podem custar até R$ 500,00 cada uma. Para retirar uma tatuagem grande e colorida, será preciso até 15 sessões, já as menores e pretas demoram cerca de seis. O intervalo mínimo entre cada procedimento é de 30 dias.

 

Em alguns casos, poderá ser necessário o uso de pomadas e remédios anestésicos antes das sessões de laser. Após a aplicação, a pele ficará provisoriamente vermelha e inchada, e o uso de protetor solar na região é obrigatório.

 

Cirurgias para remoção de tatuagem

 

O procedimento cirúrgico para remover tatuagem está caindo em desuso. Os principais motivos são o uso de lasers para a remoção ou o aceitamento das empresas em ter funcionários tatuados. De todo o modo, as cirurgias podem deixar a pele marcada para sempre.

 

A técnica consiste em pequenos cortes superficiais na pele que cicatrizam e podem deixar, ou não, marcas na pele. O método é mais indicado para desenhos pequenos e que não sejam extremamente coloridos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!