Saúde Mental

Autorreflexão: conheça as perguntas que você deve se fazer ao longo da vida

Por Redação Doutíssima 22/02/2015

A autorreflexão nada mais é do que processo de autoavaliação. Nesse processo, realiza-se uma reflexão sobre si mesmo e o que pode resultar em mudanças de comportamento.

 

autorreflexao

Reflexão e conhecimento interior podem ajudar a modificar a relação com a vida. Foto: iStock, Getty Images

 

É nesse momento de conhecimento e reconhecimento interior que se encontram outras alternativas de solução para a situação em questão.

Reunimos algumas perguntas que podem promover uma autorreflexão mais profunda que fará toda a diferença na sua vida.

Momento de autorreflexão e os outros

Quando você começa a se questionar sobre a sua vida, é importante pensar o seu papel em sociedade. Para isso, separamos algumas perguntas.

1. Eu me importo com as outras pessoas pensam de mim?

Viver em sociedade faz parte do que é ser um ser humano. O problema é quando essa preocupação com a opinião dos demais se torna excessiva e passa a atrapalhar nossas escolhas.

A primeira atitude a ser tomada é assumir quem você é, independentemente do que pensarão a seu respeito. Representar um personagem é cansativo e frustante.

2. Sei perdoar?

Sentimentos, como mágoas e arrependimentos, tornam-se obstáculos que não deixam com que você siga em frente com a sua vida. Você acaba carregando mágoas do passado e ficando sobrecarregada.

Antes de perdoar os outros, é necessário aprender a se perdoar. Lembre-se que cada escolha que fazemos na vida, estamos também renunciando a algo e sujeitos a erros. Somos humanos.

Faça uma autorreflexão a respeito das suas atitudes e transforme esses sentimentos para encontrar uma solução para seus conflitos internos.

3. Sei dizer não para as pessoas?

Dizer sim a todos não faz de você a pessoa mais legal. Muito menos trará reconhecimento ou a gratidão de todos. Nesse caso, se você tem por característica dizer sim a todos, esse ato se torna um fardo que a sobrecarrega.

Dizer sim a todos é um experiência frustante, pois se cria uma expectativa crescente sobre as pessoas que você tenta agradar. Expectativas que podem não ser correspondidas à altura.

Para evitar esse comportamento, pratique mais a autorreflexão e abandone essa atitude tão prejudicial.

 

Momento de autorreflexão e você mesma

Além de analisar o seu papel em relação ao outros, o mais importante é você se questionar sobre quem você é.

4. Escolhi a carreira certa para mim?

Muitas vezes, a preocupação com o que as pessoas pensam a seu respeito pode interferir na escolha de sua carreira. É preciso se perguntar se a carreira escolhida traz algum benefício para a sua vida.

Não importa se as vantagens sejam financeiras, de reconhecimento, valorização ou status. Se a profissão escolhida não acrescenta em nada na sua vida e se tornou um problema, está na hora de mudar.

 

5. Como vai o meu relacionamento?

Avaliar o desenvolvimento do relacionamento faz parte desse momento de reflexão de si mesma. É importante levar em consideração elementos como companheirismo, desejo sexual e o desejo de estar junto ao parceiro.

 

Encontre os motivos que a fizeram iniciar esse relacionamento. Se eles ainda forem válidos, busque uma aproximação.

Para fazer uma autorreflexão, é importante estar aberta para novos questionamentos sobre as mais diversas situações. Conhecer a si mesma é um processo longo que requer dedicação e paciência.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!