Saúde Mental

Entenda como as aulas de teatro podem ser boas para a autoestima

Por Redação Doutíssima 23/02/2015

A prática teatral não existe apenas para aquelas pessoas desenvoltas e desinibidas. Mesmo quem não aspira à profissão de ator, pode se beneficiar com algumas aulas de teatro, sendo, inclusive, recomendado por especialistas.

aulas de teatro

A prática teatral pode ajudar as pessoas a ganharem confiança em si mesmas . Foto: iStock, Getty Images

Além de promover o autoconhecimento e desenvolver a autoconfiança, fazer teatro é um exercício de aproximação das pessoas, que possibilita uma melhor percepção do mundo.

 

Sem nenhuma contraindicação ou pré-requisito, a prática teatral contribui significativamente para melhorar a autoestima do indivíduo.

 

Ser aplaudido e conseguir cumprir, com êxito, uma apresentação cênica provocam a sensação de bem-estar que se reflete na autoestima da pessoa. Além disso, quando alguém consegue expor suas idéias para transformá-las em comunicação artística, ela consequentemente se torna mais segura de si.

 

O teatro é uma das manifestações artísticas mais antigas do ser humano. Representar faz parte da essência das pessoas. As crianças passam a infância toda representando em seus jogos de faz de conta.

 

Os benefícios para a formação de crianças e jovens são tantos que as aulas de teatro já foram reconhecidas como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, documento que orientam o trabalho dos professores do Ensino Básico.

 

As aulas, na escola, são voltadas para o desenvolvimento dos alunos, que realizam atividades de expressão corporal, vocal e improvisação, algo que favorece o convívio coletivo e ajuda no autoconhecimento e formação da personalidade da criança.

 

Melhora da autoestima com aulas de teatro

 

Em algum momento da vida, todo mundo deveria fazer teatro. As artes cênicas são uma excelente atividade para que uma pessoa melhore a autoestima. Quando uma pessoa exercita a sua atuação, ela pode começar a se sobressair, o que pode lhe dar algo de que se orgulhar.

Nas aulas de teatro, é possível fazer amigos com interesses em comum, sendo que, muitas vezes, as amizades construídas no teatro duram a vida inteira. Apesar de que, para a maioria das pessoas, estar diante de um palco pode ser angustiante, há uma confiança dentro da caixa preta que fortalece esta relação.

 

Até os mais tímidos podem desenvolver sua autoestima aprendendo a comandar o espetáculo nos bastidores. Além de fortalecer a autoconfiança, as aulas de teatro possibilitam maior capacidade de se relacionar com as pessoas, maior consciência corporal, raciocínio e criatividade.

 

Encenar uma peça também exige comprometimento e dedicação. Afinal, são vários dias e horas de ensaio, sendo que o seu atraso ou ausência, prejudica o coletivo. O universo teatral ainda expande o repertório cultural e ajuda a desenvolver memória e disciplina.

 

Benefícios das aulas de teatro

 

Por meio das aulas de teatro, as pessoas trazem à tona, de uma maneira bastante sutil, questões profundas que auxiliam no seu autoconhecimento e na melhora da autoestima.

 

A consciência e a vivência de que teatro é grupo, faz com que as pessoas entendam que todas as relações na vida são assim: um não vive sem o outro. Com base nisso, fazer teatro é benéfico para todos, pois além das questões psicológicas, ele ainda propicia uma melhora da postura, da conscientização corporal, da voz e da dicção.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!