Unhas

Foco na hidratação: como ter belas cutículas sem cortá-las

Por Redação Doutíssima 07/06/2014

Quer saber como ter belas cutículas sem cortá-las? Pois saiba que é possível obter resultados ótimos apenas com alguns cuidados básicos. O hábito de cortar as cutículas é algo cultural aqui do Brasil. No exterior, a maioria das mulheres não tem o hábito de cortar as cutículas.

como ter belas cutículas sem cortá-las

Ao parar de tirar a cutícula, ela adquire um ritmo de crescimento normalizado. Foto: Shutterstock

Será que só elas sabem como ter belas cutículas sem cortá-las? Não aceite esse argumento como definitivo. É possível deixar a cutícula sempre bem feita, mas evitando cortá-la.

O que ocorre é que quanto mais se tira cutícula com alicate, mais ela cresce. É uma reação natural do organismo, visto que a cutícula serve para proteger a unha. E basta deixar de tirar a cutícula para que ela tenha um ritmo de crescimento normalizado.

Saiba como ter belas cutículas sem cortá-las

Para aprender como ter belas cutículas sem cortá-las, o ideal é hidratar as cutículas todos os dias com um cosmético específico para a área. Assim, elas vão ganhando uma aparência mais natural e delicada e, aos poucos, vão se tornando quase imperceptíveis.

Ainda entre as dicas sobre como ter belas cutículas sem cortá-las, é importante hidratar as cutículas à noite, sempre antes de dormir, para que o produto possa agir durante a noite toda. Ao fim de aproximadamente 2 meses, a cutícula deixa de crescer tanto e fica quase que imperceptível não interferindo na beleza das mãos.

Já existem no mercado também algumas loções que prometem diminuir progressivamente o tamanho das cutículas: elas ficam mais suaves e finas. Assim, a esmaltação ocorre mais rapidamente e as unhas ficam mais fortes e saudáveis.

O alicate pode ser utilizado somente para levantar aquelas que se levantam ou o excesso de cutícula. Mas quanto menos usar, melhor. Experimente parar de tirar suas cutículas. Você logo vai perceber que os resultados são excelentes para a saúde e beleza das suas unhas.

Dicas para cutículas saudáveis

Se você quiser manter as unhas e cutículas sempre saudáveis, siga esse passo a passo, pelo menos três vezes por semana e descubra como ter belas cutículas sem cortá-las:

– Passo 1: retire todo o esmalte e lave bem as mãos. Depois de lixar as unhas, passe o amolecedor de cutículas em todas seus dedos;

– Passo 2 : depois dos minutinhos com o amolecedor, é a hora de esfoliar, usando uma escovinha de unhas para retirar a pele morta;

– Passo 3 : enxágue bem e aplique um creme hidratante. Envolva as mãos em uma luva ou em filme de PVC e deixe agir por 20 minutos;

– Passo 4: depois de retirar todo o creme, empurre delicadamente as cutículas com um palito de laranjeira ou similar. A ideia é limpar o caminho das cutículas, deixar a voltinha delas bem feita, com o contorno natural e bonito;

– Passo 5: após fazer o contorno das cutículas com o palito ou a espátula, retire os pequenos pedacinhos de pele que saltaram, mas com cuidado;

– Passo 6: depois de tirar a pele morta e cortar o que estava sobrando, é a hora da hidratação. Massageie bem as unhas e dedos. Após, use seu creme hidratante para mãos de preferência até sua total absorção;

– Passo 7: para finalizar, aplique uma base fortalecedora e o esmalte, e não se esqueça de hidratar as mãos ao longo do dia, para manter as unhas e cutículas sempre em dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo

Evite os riscos! Cuida da sua pele e do seu corpo com cosméticos seguros!

Tratamento: como remover manchas da pele

Como evitar as micoses da pele?

12 Dicas para manter a pele hidratada no verão

Como fazer uma limpeza de pele bem fácil

Alergia na pele: sintomas, causas e tratamento