Gestante

Conheça exercícios que ajudam a aliviar a dor na gravidez

Por Redação Doutíssima 09/06/2015

A gestação é um dos períodos mais mágicos na vida da mulher. Ao mesmo tempo em que traz alegrias, também promove desconfortos. A dor na gravidez pode ser normal, especialmente pelo crescimento do bebê e cansaço físico, e pode ser amenizada em casa. Mas isso não elimina a necessidade de consultar o obstetra.

Como muitas mulheres seguem sua vida de compromissos e trabalho até o máximo que podem durante a gestação, o desconforto aparece. Pois saiba que há maneiras de aliviar os incômodos gerados pela dor na gravidez.

dor-na-gravidez

Alterações corporais na gravidez podem gerar algum tipo de desconforto. Foto: iStock, Getty Images

A personal gestante Gizele Monteiro é idealizadora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes e autora do Guia Prático de Exercícios Para Gestantes, que ajuda a mamãe a se manter em forma e pensa também no seu bem-estar durante a sua rotina de trabalho.

Ela propõe cuidados para alívio de desconfortos que são comuns devido às alterações corporais que irão acontecer, como a dor na gravidez. “Os exercícios são direcionados para prevenção e alívio de desconfortos, como dores nas costas, prevenção de inchaço e dores nos pés e alívio de tensão muscular e estresse”, explica.

Dor na gravidez aliviada com alongamentos

Gizele propõe exercícios fáceis e rápidos para as mamães fazerem para aliviar a dor na gravidez. A seguir, acompanhe alongamento direcionados para a região de ombros e pescoço.

Ombros para trás

Realizar movimentos circulares lentos e amplos dos ombros – respiração contínua, tranquila e controlada. Esses movimentos podem ajudar a reorganizar a postura e também promover alívio da tensão.

dor-na-gravidez

Dores nos ombros podem ser aliviadas com exercícios localizados. Foto: Shutterstock

Sentada na cadeira

Estender uma das pernas à frente e projetar levemente o tronco na direção. O tronco deve se manter alinhado, acionando os músculos das costas para se manter ereta. O movimento dever ser em amplitude confortável, sem dor. Aproveite para movimentar os pés para frente e para trás.

“O simples fato de parar, sentar confortavelmente e se espreguiçar, direcionando movimentos da coluna para várias direções, já produz uma sensação de relaxamento. Movimentações suaves, conduzindo o ombro em círculos para trás, também reorganizam a postura, dando sensação de alívio de alinhamento”, diz Gizele.

Massagem com bolinha contra a dor na gravidez

A massagem com bolinha de borracha na região das costas também alivia a dor na gravidez, especialmente nos ombros e no quadril.

Segundo Gizele, ela pode ser executada com movimentos circulares lentos e com leve pressão por toda a região lateral da coluna, desde cima até o quadril. “Aproveite e faça um pouco também no quadril”, indica.

Caso não haja ninguém para ajudá-la, a gestante pode sentar numa cadeira e realizar pressão suave contra a bolinha. O único inconveniente é que irá direcionar a bolinha com a mão, pegando e colocando no ponto em que desejar. “Mas a sensação de alívio compensa isso”, explica a personal gestante.

De acordo com Gizele, essa massagem promove grande alívio de dores e tensões comuns ao final da gravidez pelo peso e alterações posturais. Para o ombro, basta circular a bolinha sobre ele, com pressão suave, promove grande alívio da tensão nessa região.

dor-na-gravidez

Bolinhas de borracha são indicadas para amenizar o inchaço nos pés das gestantes. Foto: Shutterstock

A bolinha de borracha também ajudará a evitar dores e inchaço nos pés. Sentada numa cadeira ou ereta, você deve realizar a pressão da bolinha com um dos pés. Passe por todo o arco do pé, calcanhares e a ponta.

“Devido ao aumento do peso e também à alteração do centro de gravidade, os pés são bastante sobrecarregados, principalmente ao final da gestação. Ajuda bastante também a evitar os inchaços se a gestante se movimentar – levantar e andar várias vezes ao dia”, finaliza.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!