Saúde Mental

Depressão na adolescência: conheça as principais causas

Por Redação Doutíssima 18/07/2015

A depressão na adolescência tem se tornado um problema comum, principalmente entre os 10 e 19 anos de idade, de acordo com um relatório de 2014 da Organização Mundial de Saúde (OMS). O transtorno, que afeta a mente e o corpo físico, é porta para uma diversidade de outras doenças que vão surgindo durante o desenvolvimento dos adolescentes.

 

Rebeldia, melancolia, isolamento e irritabilidade são características que muitos jovens apresentam e, por isso, confundem-se no diagnóstico da depressão na adolescência. Esse período é repleto de modificações hormonais, que se mesclam a uma busca por identidade e perdas de idealizações.

depressao na adolescencia

Estresse e necessidade de perfeição deixam os jovens emocionalmente vulneráveis. Foto: iStock, Getty Images

Todos esses fatores contribuem para o desenvolvimento de um quadro depressivo. Saiba como reconhecê-lo e tratar.

 

Razões da depressão na adolescência

São vários os motivos que levam à depressão na adolescência, mas a maioria está relacionado a problemas típicos da faixa etária. Envolvimento com drogas e álcool, históricos na família, vulnerabilidades genéticas, estresse, doenças crônicas e eventos traumáticos (término de relacionamento, perda do emprego e fracassos pessoais) são as causas mais comuns.

 

A necessidade de perfeição ou sucesso, combinadas a expectativas não reais sobre si mesmo contribuem para agravar os quadros depressivos. Os médicos alertam aos pais e responsáveis para que prestem atenção nos filhos, a fim de que identifiquem possíveis causas e ajudem no combate ao problema.

 

A OMS prevê uma redução de 90% das mortes ocasionadas por depressão quando há condições de tratamento e oferta de ajuda.

 

Pesquisas de investigadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) apontam que, no Brasil, ocorreu um aumento de 30% das mortes por suicídio em apenas 25 anos, de 1988 a 2013. Nos países emergentes e desenvolvidos, essa é a principal causa de óbito de homens jovens.

 

Um estudo da University College London, na Inglaterra, mostrou que nos Estados Unidos, na China e na Austrália, já foi possível conter esse número crescente de mortes. Em função das suas políticas e publicidades preventivas, a depressão na adolescência vem sendo tratada com mais responsabilidade e eficiência.

 

Como prevenir e tratar a depressão na adolescência

Incapacitante, a depressão é destacada como a principal causa de inaptidões e doenças em jovens, de acordo com a OMS. Ela é responsável por matar, aproximadamente, um milhão de jovens ao ano, que passam por acidentes de trânsito, suicídio ou são vítimas da AIDS.

 

A depressão leva a um estado de sofrimento psicológico e induz à negatividade e suicídio, como se não houvesse “luz no fim do túnel”. Para evitar que ela ocorra, é necessário conhecer as causas para auxiliar quem enfrenta esse problema.

 

O primeiro passo para combater a depressão na adolescência é buscar ajuda profissional. Apenas um médico, psicólogo ou psiquiatra é capaz de oferecer conhecimentos terapêuticos aos familiares para lidar com a situação.

 

Em geral, o tratamento consiste em terapias particulares, coletivas e em família. Compreender a depressão, sua evolução e os meios de sair dela demanda tempo e trabalho. Quando é tratada precocemente, a pessoa depressiva consegue prevenir problemas graves no futuro e encontrar a cura.

 

Medicamentos antidepressivos podem ser prescritos, mas, em função dos danos colaterais, devem ser tomados nas doses corretas e apenas por períodos determinados pelo médico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!