Estética

Faça máscaras caseiras para amenizar as rugas nos olhos

Por Redação Doutíssima 24/07/2015

Ninguém está imune ao aparecimento de rugas nos olhos. Elas fazem parte do envelhecimento natural da pele e atormentam muitas pessoas com o passar da idade. Estilo de vida, genética e outros fatores contribuem para que os temidos pés de galinha se acomodem no rosto.

 

Por que aparecem rugas nos olhos?

Segundo Fernanda Nassar, dermatologista da Clíninca Pirscila Palazzo, o envelhecimento da pele é um processo contínuo que afeta não só a aparência, mas a função desse órgão.

rugas nos olhos

Envelhecimento natural da pele e estilo de vida favorecem aparecimentos de rugas. Foto: iStock, Getty Images

“A região dos olhos é delicada, está em constante movimento, é uma pele muito fina por natureza, e uma das áreas que mais sofre com maus hábitos como pouco sono, má alimentação e pouca ingestão de água”, afirma.

Essa região da pele é três vezes mais fina do que o restante do rosto. A constante exposição aos fatores causadores das rugas e a falta de cuidados para combatê-las faz com que algumas pessoas tenham mais e outras menos. “Depende do cuidado no dia a dia”, explica a dermatologista.

Como prevenir as rugas nos olhos

Se você não quer parecer mais velha do que é ou não quer revelar a idade pela aparência do rosto, é preciso evitar e prevenir o aparecimento das rugas nos olhos. “Os sinais precoces na pálpebra inferior e os pés de galinha são os problemas mais comuns na região ao redor do globo ocular”, afirma Fernanda.

Falta de hidratação, vícios de expressão (trejeitos repetidos e constantes) e excesso de sol estão diretamente ligados ao aparecimento de linhas finas. A dica é não esquecer de usar o protetor solar todos os dias e um hidratante adequado para a área dos olhos, aplicado com massagens leves para relaxar a região.

“O sono reparador também é muito importante, pois quando nos privamos do descanso trazemos consequências quase imediatas e muito notáveis, como bolsas que causam a secura na pele e desencadeiam as rugas”.

A última dica é um reforço na hidratação, com pelo menos três litros de água por dia. Usar hidratante no restante do rosto também evita o ressecamento e auxilia na prevenção contra as rugas nos olhos.

Opções caseiras para aliviar as rugas

Se você prefere optar por aliados naturais para combater e melhorar o aspecto das rugas nos olhos, saiba que a geladeira pode conter o que você precisa para ficar mais bonita.

As três receitas da especialista são muito simples e prometem fazer a diferença no visual, veja só:

1. Abacate

Abacate é um alimento muito saudável por seu alto conteúdo de vitamina E e estimulante na formação de colágeno, essencial para combater o envelhecimento. A máscara de abacate ajuda a hidratar a pele ao redor dos olhos e trazer ácidos graxos que beneficiarão a zona.

2. Pepino

Pepino é uma excelente opção para eliminar as rugas nos olhos, já que contém até 96% de água e possui vitamina C e alguns óleos essenciais. Pode ser aplicado o suco do pepino ou as rodelas na zona onde estão as rugas. As propriedades do vegetal reduzem as marcas de expressão, retiram as olheiras, refrescam e diminuem o cansaço e inchaço.

3. Ovo

A clara de ovo é conhecida pela importante ação no estiramento cutâneo, já que ajuda a esticar a pele frouxa.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!