O uso frequente de roupas apertadas ou justas pode prejudicar muito a saúde da mulher. Os corrimentos estão entre os principais problemas ginecológicos causados por peças de roupa que, além de tudo, podem ser desconfortáveis. Mas são complicações que podem ser evitadas com alguns hábitos bem simples a serem adotados no dia a dia.
“As roupas justas e apertadas favorecem o surgimento de complicações na região íntima feminina porque abafam e dificultam a ventilação”, explica o ginecologista Paulo César Giraldo, coordenador do Guia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
Principais problemas ginecológicos: corrimentos
O corrimento pode aparecer em diferentes formas, como mostra o também ginecologista Domingos Mantelli. E cada um dos tipos exige um tratamento específico.
“Toda vez que a mulher notar algo errado em seu corpo, a orientação é de que busque atendimento médico o mais rápido possível. Assim o diagnóstico correto será feito”, comenta Mantelli.
Dentre os problemas ginecológicos que se apresentam como corrimentos, Mantelli destaca a candidíase, a vaginose e a tricomoníase. Cada um se manifesta de uma forma. Entenda:
1. Candidíase
A causa dessa complicação é o fungo do gênero cândida. Trata-se de um micro-organismo que pode ser transmitido, inclusive, durante as relações sexuais. Os sintomas da presença desse fungo são: coceira e dor na vagina, dores para urinar, dor durante relação sexual e corrimento branco com cheiro cítrico, com leite talhado.
“O tratamento acontece com antifúngicos que podem ser administrados por via oral ou em forma de creme vaginal durante uma semana”, afirma o médico.
2. Tricomoníase
Essa é uma doença provocada pelo parasita trichomonas vaginalise, também transmitido sexualmente. De acordo com Mantelli, os sintomas dessa doença são inflamação na vagina juntamente com um corrimento de cor amarelo-esverdeada e com odor desagradável.
A tricomoníase está entre os problemas ginecológicos mais graves porque, se não tratada, pode causar infertilidade e câncer de colo de útero. Seu tratamento se dá com medicamentos orais bem específicos.
3. Vaginose bacteriana
Essa é causada pela bactéria gardnerella vaginalis e se caracteriza por um corrimento branco-acinzentado ou amarelo. O cheiro de peixe podre é o sintoma mais característico desse tipo de corrimento que pode ser potencializado durante a menstruação ou no ato sexual. Para tratar, o médico também vai indicar cremes vaginais ou medicamentos orais específicos.
Como prevenir problemas ginecológicos
Para evitar esses problemas ginecológicos, você só precisa tomar alguns cuidados diários. Confira as dicas de Mantelli e tenha a certeza de que está cuidando de sua saúde.
1. Calças
Abra mão da calças muito apertadas e dê preferência às roupas leves que permitem ventilação na região íntima, a exemplo de saias e vestidos.
2. Calcinhas
No dia a dia, use calcinhas de algodão, é o tecido mais adequado para garantir a ventilação.
Jamais deixe calcinhas secarem no banheiro, isso favorece a contaminação por fungos. Lave-as com sabão neutro e deixe secar ao sol, ao ar livre.
3. Higiene
A higiene de sua região íntima é item fundamental para garantir a saúde. Mantenha os pelos pubianos sempre aparados, isso facilita a higienização. Faça a higiene correta após evacuar (sempre da frente para trás para evitar a contaminação vaginal), urinar e ter relação sexual.
Além disso, quando estiver menstruada, troque o absorvente a cada quatro horas.
5. Sabonete íntimo
Converse com seu ginecologista para saber o tipo de sabonete íntimo mais adequado para você.
6. Papel higiênico
Seja delicada ao usar papel higiênico, o uso inadequado pode provocar irritação no local
7. Toalha
Após o banho, use uma toalha higiênica para secar sua região íntima. Além disso, nunca compartilhe peças íntimas, sabonete e toalha.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!