O leite de cabra é muito popular na França e na Itália para a produção de queijos. No Brasil, seu consumo é ainda pequeno em comparação ao de vaca.
Apesar da popularidade baixa, o leite de cabra tem várias vantagens em relação ao mesmo produto vindo de outros animais. Desde a sua produção até o conteúdo nutritivo, seus benefícios parecem ser maiores do que os concorrentes.
Benefícios do leite de cabra
Conheça a seguir pelo menos nove pontos positivos do leite de cabra:
1. Todos os leites de origem animal são ricos em cálcio e com o de cabra não é diferente. A quantidade desse mineral na composição do alimento vindo desse animal é muito similar ao do leite de vaca.
2. A criação de cabras gera menos impacto ambiental. Com o espaço recomendado para a criação de uma vaca saudável pode-se ter até seis cabras.
3. O leite de cabra tem uma composição muito similar ao leite humano produzido pelas mulheres logo após o parto. Assim, a eficiência na absorção dos nutrientes é maior se comparado ao consumo de outros leites de origem animal.
4. Em outra comparação com o leite de vaca, o de cabra contém mais nutrientes. Ou seja, ele pode ser consumido em menor quantidade para que se obtenha os mesmos benefícios do que o outro produto.
5. Um copo do leite produzido pelas cabras tem cerca de 40% da necessidade diária de cálcio de uma pessoa adulta. Esse mineral é importante para o controle da pressão alta.
6. O leite de cabra contém selênio, um mineral raro na natureza. Esse nutriente, encontrado também em algumas oleaginosas, é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico.
7. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que a desmineralização dos ossos causada pela anemia é tratada muito mais rapidamente e de forma mais eficiente com o consumo de leite de cabra do que com o mesmo produto de origem de vacas.
8. O leite de vaca, consumido em larga escala no mundo todo, tem um grande potencial inflamatório pela presença de algumas proteínas específicas da sua composição. O produto vindo da cabra tem maior conteúdo proteico e é uma boa substituição para quem tem alergias.
9. Apesar da quantidade maior de gordura, o leite de cabra tem moléculas menores, tornando sua digestão muito mais fácil no organismo humano.
Consumo do leite de cabra
O leite de cabra é uma das soluções mais recomendadas para crianças alérgicas ao leite da vaca, além das versões vegetais como o de soja. Mas eles também pode causar desconforto intestinal e outras reações típicas de alergia. Caso ele não seja bem aceito pelos pequenos, o seu consumo deve ser interrompido e uma avaliação de saúde é necessária.
De qualquer forma, crianças menores de um ano não devem consumir leite de cabra. Para os adultos, a ingestão deve ser moderada, já que seus nutrientes contribuem com a saúde, mas podem ser encontrados em outros alimentos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!