Psicologia

Entenda quando a mania de limpeza é sinal de distúrbio

Por Redação Fortíssima 27/12/2015

Manter a casa limpa e organizada é um hábito saudável, que favorece a criação de um ambiente aconchegante para a família e os amigos. Mas se você treme e corre para pegar a vassoura diante de qualquer sinal de poeira, pode ser que tenha mania de limpeza. É preciso ter cuidado quando esse comportamento extrapola o costume e vira distúrbio.

A psicoterapeuta Maura de Albanesi explica que podem haver causas diversas e muito particulares por trás da mania de limpeza. “É difícil identificar a origem do problema sem uma entrevista com a pessoa. Mas geralmente os pacientes que sofrem com esse diagnóstico têm algo em comum: a necessidade de controlar o ambiente externo”, explica.

mania de limpeza istock getty images doutíssima

Mania de limpeza pode ser, na verdade, um transtorno obsessivo compulsivo. Foto: iStock, Getty Images

Quando a mania de limpeza vira doença?

Limpar as janelas e o chão, lustrar os móveis, polir a louça. Se essas atividades fazem parte da sua rotina e você sente uma necessidade extrema de realizá-las a todo o instante, sua mania de limpeza pode ser, na verdade, um transtorno obsessivo compulsivo. “Nesse caso, a principal característica da doença é a repetição”, diz Maura.

O que ocorre é que, mesmo que o ambiente já esteja limpo, a pessoa vai sentir uma necessidade muito grande de realizar a limpeza novamente. De acordo com a psicoterapeuta, esse comportamento pode variar e atrapalhar mais ou menos a vida do paciente, dependendo do grau em que se manifesta.

“Em casos mais suaves, apenas a psicoterapia já garante um resultado bem significativo para diminuir a mania de limpeza. Em casos mais severos, é necessário aliar medicações específicas para transtorno de ansiedade ou fobias. O tratamento auxiliará o paciente a obter mais tranquilidade em seu dia a dia”, afirma a especialista.

Conforme Maura já salientou, é difícil definir a causa exata do comportamento. “Pode ser desde um medo de doenças até a necessidade de se sentir limpo emocionalmente. Muitas vezes, são necessárias inúmeras conversas até que a origem do problema seja identificada”, garante ela. Daí a importância de buscar auxílio profissional.

Dicas para evitar a mania de limpeza

Uma orientação para perceber quando a mania de limpeza está extrapolando os limites e se tornando obsessão é verificar como ela afeta os seus relacionamentos e sua vida social. Se você abre mão de se divertir para limpar a casa, pois sente aflição caso não o faça: atenção! É hora de buscar ajuda.

A dica de Maura para evitar a mania de limpeza é aprender a abrir mão da necessidade exagerada de controle. “Toda mania deriva de um controle extremado. Assim, para amenizá-la, é preciso prestar mais atenção nos seus hábitos. No momento em que começar a atividade, verifique se ela é mesmo necessária”, enfatiza a profissional.

“Observe bem se aquele cômodo precisa realmente ser limpo – e tantas vezes”, sugere. Se você ainda encontrar dificuldades em deixar a mania de limpeza um pouco de lado, não hesite em procurar auxílio para compreender a causa exata da necessidade. Assim, você poderá se sentir livre e muito mais feliz.

Você pode encontrar mais dicas para usar produtos de limpeza corretamente no site www.cadacasaumcaso.com.br