Qualidade de vida

Conheça os sintomas, os tipos e as causas da ansiedade

Por Redação Doutíssima 10/06/2015

Saber quais são as causas da ansiedade pode ser importante para enfrentar esse problema. Quando alguém vivencia uma situação desafiadora, como uma entrevista de emprego ou um encontro, é normal se sentir ansioso. Mas se preocupações e medos parecem interferir no seu dia a dia, você pode estar sofrendo de um transtorno de ansiedade.

 

Há tipos diferentes de distúrbios e diversos tratamentos eficazes para o problema. Descobrindo as causas da ansiedade, é possível reduzir os sintomas e recuperar o controle de sua vida.

causas da ansiedade

Transtornos de ansiedade devem ser tratados, pois podem afetar a vida das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

 

Por que é importante saber as causas da ansiedade?

São várias as causas da ansiedade, que também se manifesta nas pessoas de maneiras diferentes. É por isso que a medicina fala em transtornos de ansiedade, cada um com um tratamento específico. Os sete tipos mais comuns desses transtornos são:

 

1. Ansiedade generalizada

Preocupação incontrolável sobre uma série de situações comuns, como saúde, trabalho ou finanças.

 

2. Fobia social

Leva as pessoas a evitarem situações sociais ou de desempenho, por medo de se sentirem envergonhadas ou rejeitadas.

 

3. Transtorno do pânico

Está associado a ataques de pânico regulares, que são intensos episódios súbitos de medo irracional, falta de ar, tonturas e outros sintomas físicos.

 

4. Agorafobia

É frequentemente associada com o transtorno do pânico, e envolve evitar certas situações devido ao medo de ter um ataque de pânico.

 

5. Fobias específicas

Medos irracionais que só se aplicam a uma situação específica, como o medo de animais, insetos, lugares ou pessoas.

 

6. Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)

Envolve pensamentos indesejados e impulsos, causando comportamentos repetitivos como uma maneira de lidar com a ansiedade.

 

7. Transtorno de estresse pós-traumático

Quando sentimentos de medo não desaparecem depois de experimentar ou testemunhar um acontecimento traumático.

 

Não importa que tipo de transtorno da ansiedade você tem, é sempre possível encontrar um tratamento adequado. Aconselhamento, mudanças de estilo de vida e medicação são algumas das maneiras através das quais você pode superá-lo.

 

causas da ansiedade 

Causas da ansiedade e seus sintomas

Os transtornos de ansiedade são causados por fatores ambientais, médicos, genéticos, químicos, abuso de substâncias ou então uma combinação deles. Entre as causas da ansiedade, a mais comum, porém, é o conhecido e recorrente estresse.

 

As pessoas com perturbações de ansiedade apresentam uma variedade de sintomas físicos e não físicos – nesse último caso, uma preocupação excessiva e irrealista seria um exemplo. Muitos desses sintomas são similares a um ataque cardíaco, o que aumenta ainda mais a ansiedade. Os sintomas físicos associados à maioria das causas de ansiedade são:

– Tremor

– Náusea

– Diarreia

– Dor de cabeça

– Palpitações cardíacas

– Dormência nos braços, mãos ou pernas

– Sudorese

– Dificuldade de concentração

– Irritabilidade

– Medo

 

Tratamento para a ansiedade

Para descobrir as causas da ansiedade excessiva, é preciso buscar ajuda profissional – psiquiatra, psicólogo ou terapeuta. Ele poderá prescrever o tratamento adequado e evitar complicações.

 

De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, Estados Unidos, cerca de 18% das pessoas com transtornos de ansiedade são capazes de tentar o suicídio, e quase 39% delas abrigam pensamentos suicidas com frequência.

A ansiedade é tratada clinicamente, com aconselhamento psicológico, que é combinado com medicamentos. Muitas vezes, porém, é preciso resolver condições coexistentes, como alcoolismo e depressão, antes de iniciar o tratamento para o transtorno de ansiedade.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!