Bem-Estar > Psicologia

Entenda o que é o transtorno histriônico da personalidade

Por Redação Fortíssima 29/12/2015

Para quem sofre do chamado de transtorno histriônico da personalidade, a vida pode parecer com um teatro, cheio de drama e exageros. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, ele pode ser definido por um padrão emocional excessivo, aliado à necessidade de chamar atenção e a um comportamento inapropriadamente sedutor.

Já segundo pesquisa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, os indivíduos que têm o transtorno costumam se sentir desconfortáveis quando não estão no centro das atenções, o que gera um comportamento emocional manipulador. Por consequência, os vínculos criados emocionalmente tendem a ser superficiais.

A estimativa do estudo é de que a condição afete entre 2% e 3% da população em geral, índice que sobe para cerca de 15% quando se examinam pacientes em ambulatórios psiquiátricos.

histrionico-istock-getty-images-doutissima

A preocupação excessiva com aparência física é um dos indícios do transtorno. Foto: iStock, Getty Images

Diagnóstico do transtorno histriônico

Existem vários critérios rígidos que devem ser obedecidos para evitar um diagnóstico indiscriminado. No caso do transtorno histriônico da personalidade, as principais definições são: 

  • Dramatização, teatralidade e expressão exagerada de emoções
  • Facilmente influenciável por outras pessoas ou ambientes
  • Afetividade superficial e instável
  • Busca contínua por excitação e atividades onde a pessoa é o centro das atenções
  • Sedução inapropriada em aparência ou comportamento
  • Busca de parceiros simultâneos
  • Desprezo por diagnósticos, críticas e sugestões que não coincidam com a sua opinião
  • Preocupação excessiva com aparência física, vestimenta e acessórios
  • Inconformismo com o fim de relacionamentos, seguido pelo transtorno obsessivo compulsivo, com prevalência à obsessão pelo déjà-vu, na busca de reeditar relacionamentos que já não existem mais.

Para que o diagnóstico seja aceito, é preciso que pelo menos três desses critérios sejam identificados no paciente.

Tratamento e prognóstico 

O tratamento de pacientes com transtornos de personalidade frequentemente podem conduzir ao niilismo terapêutico, graças ao baixo índice de resposta. Porém, pacientes histriônicos costumam buscar tratamento mais rápido, pois apreciam a atenção que lhes é destinada e gostam de ser examinados.

O problema é que eles tendem a exagerar seus sintomas e demonstram grande prazer em relatar as suas dificuldades e angústias. Não por acaso, muitas vezes o mais recomendado é a terapia de grupo, graças à facilidade desses pacientes em formar vínculos afetivos.

Dessa maneira, forma-se um ambiente mais propício e útil, em que o foco não fica restrito apenas a uma única pessoa e aquilo que ela tem para compartilhar. De outro modo, ela precisa aprender a ouvir os outros e os seus problemas. 

A prescrição de psicofármacos para pacientes portadores de distúrbios da personalidade fica resumida ao controle de duplos diagnósticos, tais como depressão, transtorno bipolar ou de ansiedade generalizada.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!