Clínica Geral

Como conviver com o TOC

Por Redação Doutíssima 21/05/2013

PaginaEinstein-toc

Conviver com TOC é como viver com outros tipos de doenças crônicas, como diabetes, asma ou doenças cardíacas. Exige coragem, apoio de amigos, familiares e colegas de trabalho, bem como um forte suporte vindo da parceria de médicos e psicólogos. Deve-se procurar uma opinião médica quando algumas manias tomam proporções muito importantes no seu dia a dia e podem  inclusive atrapalhar o andamento natural da vida.

Tal como em todas as doenças crônicas, o foco deve ser na gestão do dia-a-dia dos sintomas, em vez de focar na cura final.

Mas há uma cura para o TOC?

Na verdade, não. Mas isso não significa, porém, que você tem que ser infeliz ou desistir de seus objetivos. Com boas estratégias e tratamento adequado, a maioria das pessoas com TOC vive uma vida normal e feliz.

home-tic-toc

Lidando com TOC

Conhecer bem sua própria realidade é a chave para viver com uma doença dessa natureza. Ao contrário de uma situação como um ataque cardíaco, onde você pode contar com os profissionais de saúde para cuidar de você, para viver bem com TOC você precisa conhecer os gatilhos que fazem mal aos sintomas do seu caso. Quanto mais a pessoa se conhecer, melhor ela pode elaborar estratégias de enfrentamento que reduzem o sofrimento e permitem que se obtenha o máximo de proveito da vida.

4440392_maos_toc_calcinha_224_299

– Reduzir o estresse é essencial 

O stress muitas vezes desencadeia sintomas de TOC. Uma maneira de pensar sobre o efeito do estresse é imaginar um “balde de stress.” Enquanto alguns tem baldes fundos, outros tem baldes mais rasos. O estresse que você experimenta todos os dias é como a água que está sendo despejada no balde, e como nós temos baldes de tamanhos diferentes, os de algumas pessoas enchem mais rapidamente do que outros.

O balde de uma pessoa com TOC tende a ser menor do que de outras pessoas, mais propensos a “transbordarem”, quando os níveis de estresse tornam-se elevados. Uma parte importante de lidar com sucesso com TOC é a manter um olho sobre o quão cheio o balde está e sempre esvaziá-lo, quando o nível da água fica muito alto. Técnicas de relaxamento podem ser úteis na redução dos níveis de estresse.

Lidar com o estigma

Se você tem ou é próximo de alguém que tem TOC, você sabe que o estigma associado à doença mental pode torná-la difícil de lidar. Embora esteja claro que o TOC, como outras doenças crônicas, tem raízes biológicas, há pessoas que continuam a acreditar que as pessoas desafiadas por doenças mentais devem simplesmente “sair dessa”, sem apoio de remédios e médicos. Essa atitude pode ser particularmente prejudicial quando é encontrada em amigos, familiares e parceiros.

 

TOC no local de trabalho

Participar de um grupo de apoio ou participar de terapia em grupo pode ser uma excelente maneira de obter apoio social. Existem mais pessoas enfrentando esses sintomas – por mais estranho ou angustiante que possa parecer. Os grupos de apoio são um lugar seguro para discutir a doença e seus desafios.

Fonte: About