Gestante

O que fazer quando ocorre trombose na gravidez?

Por Redação Doutíssima 28/12/2014

trombose na gravidez é uma das complicações mais perigosas para as futuras mamães e para os bebês, podendo provocar aborto e até a morte da gestante. Durante a gestação a formação de coágulos aumenta devido à preparação para o parto, quando o corpo precisa que o sangramento seja controlado rapidamente.

 

Histórico familiar

As maiores chances de desenvolvimento da complicação estão em mulheres com pré-disposição genética, com histórico familiar de casos de trombose e em gestantes que esperam gêmeos.

 

trombose na gravidez

Doença pode ser prevenida com boa alimentação e controle do peso na gestação. Foto: iStock, Getty Images

A incidência maior de casos de trombose é maior após o parto, principalmente, de cesáreas. Não há um número exato, mas estima-se que no Brasil a cada 100 mil mulheres, entre 10 e 70 desenvolverão trombose na gravidez.

 

A complicação pode acontecer tanto nos vasos sanguíneos superficiais como nos mais profundos. É mais comum o registro de trombose na gravidez nos membros inferiores, como pés e pernas, mas também pode acontecer nos braços.

 

Em casos mais complexos, a complicação também pode ser registrada nos intestinos, crânio, retina dos olhos, abdômen e tórax.

 

trombose na gravidez pode surgir por três motivos principais: lesão nas veias, diminuição da circulação sanguínea e pela coagulação sanguínea.

 

Sintomas como inchaço súbito de pernas e pés, dor constante, sensibilidade no local e alteração na cor da pele, ficando vermelha ou azulada, indicam que há possibilidade da gestante ter desenvolvido trombose.

 

Se a trombose na gravidez não for tratada adequadamente, a gestante pode ter complicações severas e morrer. O aborto também é frequentemente registrado em casos de trombose venosa nos vasos sanguíneos da placenta.

 

Na fase crônica da trombose na gravidez a mulher pode desenvolver insuficiência venosa crônica e varizes nas pernas, além de ter que lidar com úlceras na região. Já na fase aguda, a principal complicação pode ser uma embolia pulmonar, quando um coágulo viaja pela corrente sanguínea até parar no pulmão. Esta é principal causa de morte súbita em gestantes.

 

Tratamento para trombose na gravidez

Assim que surgirem os primeiros sintomas de trombose na gravidez a mulher deve procurar seu médico obstetra. É possível tratar a doença com medicamentos sem interferir na formação do bebê. Normalmente, o remédio indicado é a heparina, que ajuda a desmanchar os coágulos e a evitar que novos coágulos se formem.

 

 

O medicamento é aplicado na paciente de forma intravenosa, ou seja, por injeções. Em praticamente todos os casos, o tratamento dura os nove meses da gestação e segue até, pelo menos, seis semanas após o nascimento do bebê.

 

Como evitar trombose na gravidez

O excesso de peso é um dos principais fatores de risco para que uma mulher desenvolva trombose na gravidez. Por isso, controlar o ganho de peso ao longo da gestação é importante.

 

Manter uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes, beber dois litros de água, não fumar e praticar atividade física é essencial para evitar a trombose – a gestante sempre deve ter liberação e orientação médica para a prática de exercícios.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!