Cabelos > Gestante

Grávida pode alisar o cabelo? Veja cuidados durante a gestação

Por Redação Doutíssima 09/06/2014

Imagine que você seja uma mulher adepta dos cabelos lisos há muitos anos, mas que mantém o sonho de ser mãe e, de repente, foi premiada pela cegonha. Bate aquela dúvida se grávida pode alisar o cabelo, não bate?

Grávida deve evitar alisar o cabelo, especialmente, no início da sua gestação. Foto: Shutterstock

Grávida deve evitar alisar o cabelo, especialmente, no início da sua gestação. Foto: Shutterstock

O pior dos cenários é ficar na dúvida, com informações diferentes de fontes diversas, alguma respondendo que não e outras que sim, que a grávida pode alisar o cabelo. Para acabar com esta angústia, nós temos a resposta, mas já avisamos: ela não é definitiva.

Grávida pode alisar o cabelo ou não?

Sim, grávida pode alisar o cabelo! Mas não é recomendado. Há um consenso de que a escova progressiva não causa problemas para o bebê, mas faltam informações que garantam com toda segurança que não há riscos de realizar o procedimento estético durante a gravidez.

Com base neste diagnóstico, médicos recomendam que, se possível, é melhor evitar este tipo de alisamento. A grávida pode alisar o cabelo, mas não deve fazê-lo, especialmente, nos três primeiros meses de gestação. Esta é uma fase considerada crucial para a formação dos órgãos do feto. Então, todo cuidado é pouco para a futura mamãe e o seu filho.

O que complica a decisão feminina, muitas vezes, são as opiniões divergentes, já que há especialistas que defendem que a quantidade do produto químico envolvido no alisamento e que é absorvida pelo corpo é bastante pequena, não chegando a preocupar. Esta corrente defende apenas que a gestante não abuse dos tratamentos capilares.

 

Alisar o cabelo

 

Se você ainda permanece na dúvida e acha que a grávida pode alisar o cabelo conforme a gestação avançar, lembre-se da presença de formol, uma substância cancerígena, como base de muitos produtos utilizados em tratamentos químicos para alisamento de fios.

Ainda que, no Brasil, o formol esteja legalmente limitado a concentrações muito baixas (permitido em cosméticos abaixo de 0,2%) e sem poder alisante, há tentativas de disfarçar a sua presença em métodos dito seguros, mas sem eficácia contra a toxidez totalmente comprovada. Então, grávida pode alisar o cabelo, mas não vale o risco.

Opções no mercado

Para as futuras mamães que se veem desesperadas diante dessa informação e não conseguem abrir mão das madeixas lisas, aqui vai uma boa notícia: o mercado brasileiro oferece produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, voltados ao alisamento capilar e que não levam formol.

São exemplos os produtos feitos à base de carbonato de guanidina, uma opção mais segura. Ainda assim, não tome nenhuma decisão sem ter todas as informações sobre riscos e contraindicações. Cada caso deve ser especialmente analisado pelo médico obstetra.

Outros cuidados

Ainda que liberada pelo obstetra, a grávida pode alisar o cabelo, mas deve estar atenta a outras preocupações, a começar pelo local onde irá realizar o procedimento. Prefira estabelecimentos de sua total confiança, lembrando que existe a prática, em determinados salões de beleza, de acrescentarem o formol a marcas livres do produto, com o objetivo de potencializar o resultado de escovas progressivas.

O recomendado sempre é cautela, buscando todas as informações possíveis e só realizando qualquer tipo de procedimento estético em seus cabelos quando houver confiança no profissional e segurança de que você e seu bebê estarão devidamente protegidos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais

 

15 Penteados de cabelos presos para combater o calor

O segredo dos cabelos de Kim Kardashian

7 cortes de cabelo para rosto oval

Dê adeus aos cabelos volumosos com esses truques

Dicas para fazer o babyliss em casa

6 Cuidados especiais para cabelos longos