Bem-Estar > Terceira Idade

Fique de olho em todos os direitos oferecidos pelo INSS

Por Redação Fortíssima 24/01/2016

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil poderá chegar a nona posição entre os países com maior número de idosos no mundo. A previsão é que, em 2050, 22,5% dos habitantes estejam acima dos 60 anos. A mudança deve gerar impacto no Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.

Esse é o órgão público responsável por administrar as contribuições da Previdência Social e, posteriormente, gerenciar os pagamentos para quem já atingiu seu tempo de contribuição. E já que hoje é o Dia do Aposentado, que tal aproveitar a data para ficar por dentro dos seus direitos? 

INSS oferece segurança os aposentados

O seguro do INSS funciona como uma garantia para que os cidadãos não entrem em situações de fragilidade social e pessoal durante a aposentadoria. A garantia ao benefício também se estende a casos que impossibilitem a pessoa de exercer sua atividade profissional.

Para ter direito ao  valor, é necessário contribuir mensalmente com a Previdência Social. Pessoas que trabalham com carteira assinada, por exemplo, estão automaticamente inseridas no programa de benefícios previdenciários.

Já os autônomos e prestadores de serviços precisam se inscrever e contribuir individualmente. Os que não tem renda própria podem participar ainda de um sistema de contribuição facultativa.

inss-doutissima-iStock getty images

O INSS oferece benefícios que impedem que o trabalhador fique desamparado na aposentadoria. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do INSS vão além da terceira idade

A aposentadoria pelo INSS pode acontecer por diversos fatores, sendo o mais comum a idade ou o tempo de contribuição. É possível também se aposentar por invalidez, em razão de acidentes que impossibilitem o trabalho.

Em alguns casos, a pessoa pode solicitar uma aposentadoria especial, principalmente quando trabalha em condições de perigo extremo. O Instituto Nacional do Seguro Social também é responsável por administrar os auxílios aos trabalhadores.

Um deles é o auxílio-doença, no qual a pessoa que sofre com problemas sérios de saúde pode receber o salário mesmo ausente, para realizar o tratamento. Já o auxílio-acidente é dado a um contribuinte que tenha sofrido acidentes com sequelas, que diminuem seu rendimento e capacidade de trabalhar.

Caso a pessoa que contribui tenha falecido, a família tem direito a uma pensão por morte, destinada especialmente ao cônjuge e filhos. Para as mães, o benefício concedido pelo INSS é o salário-maternidade, pago às trabalhadoras após o parto ou quando adotam um filho.

Outro tipo de apoio é o salário-família, concedido ao empregado, trabalhador avulso ou aposentado com baixa renda. O valor pago é proporcional à quantidade de filhos menores de 14 anos ou inválidos que a pessoa tenha.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!