Bem-Estar > Psicologia

Detector de mentira: 5 sinais de que alguém está mentindo

Por Redação Fortíssima 13/02/2016

Você provavelmente já assistiu séries como a americana Lie to Me, em que os personagens são capazes de detectar se alguém está falando a verdade ou não através da linguagem corporal. Isso mesmo, há algumas características que podem ser usadas como detector de mentira.

Se você está desconfiado de alguém, com alguns truques é possível fazer uma leitura da pessoa e concluir se ela está falando a verdade. Quer saber como? Confira as dicas que a equipe do Doutíssima separou para você.

Mentir é perturbadoramente popular

Mentir é algo generalizado. Em um estudo realizado pelo psicólogo britânico Richard Wiseman, apenas 8% das pessoas relatou nunca ter dito uma mentira. Conforme um outro levantamento publicado no livro Detecting Lies and Deceit, a maioria das pessoas costuma dizer duas mentiras importantes todos os dias.

Essa última pesquisa indica ainda outros números interessantes: quatro a cada cinco mentiras permanecem indetectáveis, um terço das conversas envolve alguma forma de engano e 60% ​​da população engana seus parceiros pelo menos uma vez.

Nesse cenário, não surpreende que muitas pessoas sejam especializadas em descobrir se alguém está falando a verdade. Os detectores de mentira humanos conseguem ler expressões faciais, linguagem corporal, tom de voz e análise de demonstrações para desvendar fraudes.

A ciência treina o olho nu para ver culpa, nervos e emoções ocultas em uma maneira similar ao polígrafo – aparelho que mede frequência cardíaca, taxa de respiração e suor para identificar a veracidade do que alguém diz.

O seu instinto também serve como um detector de mentiras

O olhar pode ajudar, e muito, na hora de identificar uma mentira. Foto: iStock, Getty Images

Torne-se um detector de mentira

Uma pesquisa realizada por psicólogos da Haas School of Business, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sugere que nossos instintos para julgar mentirosos são realmente bastante fortes. Além disso, indica que há sinais que podemos procurar para que a mente como um detector de mentira.

Foto: iStock/GettyImages

Mentirosos costumam esconder as palmas das mãos e não se sentam para contar uma mentira. Eles também evitam o contato visual e podem ter dificuldade em fazer gestos enfáticos, como apontar algo com o dedo.

Foto: iStock/GettyImages

Muitas vezes, apontam seus pés em direção à porta, sinalizando seu desejo de escapar física e psicologicamente da situação desconfortável.

Foto: iStock/GettyImages

Segundo a ciência neurolinguística, a direção em que o olho se move reflete o que ocorre dentro do cérebro naquele momento. Desse modo, olhar para o lado superior esquerdo significa que você está construindo uma imagem em sua mente (mentira), enquanto olhar para o lado superior direito indica que você está lembrando uma imagem (verdade).

mentira compulsiva
Foto: iStock, Getty Images

Se a pessoa está mentindo, então a história que ele diz pode mudar um pouco cada vez que é contada. O mentiroso vai esquecer uma palavra, adicionar algo completamente novo ou remover algo que ele havia mencionado anteriormente.

ansiedade

A intensidade da ansiedade varia dependendo de quão profissional é o mentiroso. Tente descobrir esse estado de ansiedade a fim de detectar inverdades. Fale tanto quanto você puder sobre o assunto, mantendo a pessoa em estado alerta.

Insegurança
Foto: iStock, Getty Images

Exceto se essa pessoa for um agente especial profissionalmente treinado para mentir, normalmente vai faltar assertividade durante a conversa. Seu tom de voz será mais baixo e ele parecerá menos confiante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!