Bem-Estar > Psicologia

Como manter o equilíbrio emocional em meio ao estresse da rotina

Por Redação Fortíssima 10/05/2016

Manter o equilíbrio emocional é uma das chaves para garantir mais qualidade de vida. O problema é que nem sempre é tão simples quanto parece. Em meio a um turbilhão de tarefas e emoções, perder o controle não é algo difícil ou incomum.

equilíbrio emocional

Aprenda a identificar situações que desafiam o seu equilíbrio emocional. Foto: iStock, Getty Images

A importância do equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional é a capacidade da mente e do corpo de manter o equilíbrio e a flexibilidade frente aos desafios e mudanças da vida. Ele é também fundamental para o bem-estar e o crescimento pessoal.

Emoções positivas e negativas são afetadas pela maneira como pensamos. Por sua vez, a forma como pensamos afeta o que fazemos. Ou seja, tudo está interligado. Há, portanto, uma relação contínua entre aquilo que se imagina, sentimentos e ações.

Pesquisadores da Georgetown University School of Medicine detalharam recentemente a ciência das emoções e sugeriram que elas afetam profundamente a saúde e a sobrevivência. Segundo eles, 40% a 55% de uma disposição feliz é genética, mas o resto pode ser aprendido.

É útil pensar em equilíbrio emocional como a arte de dominar e aperfeiçoar a capacidade de manter bons pensamentos, mas também entender a importância de situações difíceis e desafiadoras.

Como manter o equilíbrio em situações estressantes

Está difícil manter o equilíbrio emocional? Pode ser a hora de ir em busca de ajuda profissional e entender melhor o que está causando esse descontrole. Além disso, vale adotar algumas dicas na rotina. 

  1. Aprenda a olhar para o mundo ao seu redor mais objetivamente

Quando você está se sentindo sobrecarregado, o primeiro instinto é dissecar as pessoas e situações ao redor, procurando a causa do problema. Ocorre que isso diminui o seu poder pessoal e deixa de lado aquilo que pode estar mais perto do que imagina.

Você se coloca no papel da vítima e aceita não ser capaz de mudar a situação. Da próxima vez, aprenda a avaliar a si mesmo e seu ambiente a partir de um ponto de vista mais objetivo e veja como pode resolver o problema.

  1. Tenha um tempo para refletir

O equilíbrio emocional é alcançado principalmente através de reflexão silenciosa. Se você estiver se sentindo instável, precisa trabalhar no seu eu interior. Mesmo se você não tem paciência para a meditação, faça uma caminhada ou tenha um hobby solitário.

  1. Aprenda a identificar seus gatilhos

Dê uma olhada em quais os sentimentos que tendem a tirar você do equilíbrio. Por exemplo, ciúme, excesso de trabalho ou ansiedade excessiva. Dessa forma, você pode montar uma estratégia para não se abater e saber agir de forma racional a eles.