[the_ad_group id="16401"]
Motivação

Aposte na motivação pessoal para conquistar resultados

Por Redação Doutíssima 17/06/2015

Motivação pessoal é a palavra-chave para quem quer alcançar o sucesso e realizar sonhos. Mas, mais do que isso, significa um conjunto de mudanças, ações, decisões que precisam ser tomadas ao longo de uma trajetória. E tem a ver, também, com a identificação de seu objetivo.

De acordo com o jornalista e palestrante Daniel Müller, para encontrar motivação a pessoa precisa, antes de mais nada, entender seu foco, seu alvo. E isso pode variar muito de uma pessoa para outra. Há quem precise de motivação pessoal para mudar de emprego, outros para comprar uma casa ou um carro ou, ainda, para casar e ter filhos.

motivação pessoal

Para buscar a motivação pessoal é preciso identificar realmente o que se quer. Foto: iStock, Getty Images

 

Motivação pessoal é autoconhecimento

Os problemas podem começar quando o sujeito não entende seu propósito. De acordo com Müller, que dirige o Instituto Cada Vez Melhor, com muita frequência as pessoas não sabem responder claramente quais são seus objetivos de vida. Logo, se encontram desmotivadas e o fracasso pode estar a um passo.

Por isso, estar motivado e encontrar caminhos para buscar a realização dos sonhos passa, inevitavelmente, pelo autoconhecimento. “Assim, eu sempre digo, para encontrar motivação, primeiro descubra o que você quer”, completa Müller.

Depois de descobrir e compreender seu sonho e seu objetivo, para encontrar motivação pessoal é preciso definir metas. O palestrante conta que costuma trabalhar em seus treinamentos com duas metas bem claras. A primeira tem a ver com a estratégia, que é mesmo a identificação dos mecanismos para chegar ao seu alvo.

Em seguida, vem a meta competência, que é a “mola” ou o “músculo” que vai impulsionar a vontade de chegar ao seu objetivo.

Um aspecto bem importante nesse contexto, segundo Müller, é estar preparado para as adversidades e obstáculos, e encontrar também motivação pessoal para atravessá-los. Isso vai ajudar a não sofrer com as frustrações, porque não há garantia de que eles não vão existir.

De acordo com o jornalista, quando traçamos um objetivo, temos de ter em mente o que pode nos impedir de alcançá-los. “Sabendo disso, será mais tranquilo enfrentar as dificuldades”, comenta Müller.

Mas, por outro lado, o excesso de confiança e de motivação, segundo Müller, pode atrapalhar muito a busca pelo crescimento. É importante entender que é nas crises que se cresce, mas isso muitas vezes deixa as pessoas muito obstinadas. E o obstinado em crescer a todo custo tende a se tornar ansioso e a ansiedade é coirmã do medo.

“A pessoa começa a achar que talvez não consiga se motivar e esse ‘talvez’ vai fazer travar”, salienta o palestrante.

Cinco dicas para encontrar motivação pessoal

Abaixo, acompanhe o resumo das principais dicas motivacionais trabalhadas por Müller.

1. Identifique claramente o que você quer. Use o papel e escreva seu objetivo e tudo o que você espera a partir dessa conquista.

2. Tenha pensamento positivo, sempre e toda a vez que o inconsciente disser não, reaja.

3. Estimule sua autoconfiança, desenvolva a capacidade de olhar para dentro de si e valorizar os bons resultados até agora.

4. Invista em sua rede de relacionamentos, entenda que tudo na vida depende das relações humanas.

5. Nunca seja “mais ou menos”, dê sempre o seu melhor, não importa em qual ação, seja sempre “mais”.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]