Bem-Estar > Dia a Dia

Aprenda como usar o snapchat com dicas práticas

Por Redação Fortíssima 14/05/2016

Pense em uma rede social que definitivamente faz sucesso entre os seus amigos e as celebridades para compartilhar momentos instantâneos. Não estamos falando de Instagram, Facebook ou Twitter. A bola da vez é o Snap, como é chamado entre os usuários. Mas você sabe como usar o Snapchat?

Com uma lógica de funcionamento diferente, ele ainda confunde os iniciantes. Criado por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford, dos Estados Unidos, ele nada mais é do que um aplicativo de bate-papo e troca de imagens.

O diferencial é que todo o material publicado na plataforma é apagado instantaneamente ou depois de 24h da postagem. No Brasil, vários famosos já aderiram e mostram sua rotina diariamente.

Como usar o Snapchat

Snap permite registros do dia a dia. Foto: Divulgação

Como usar o Snapchat: veja o passo a passo

O Snap tem várias particularidades e macetes secretos que você pode aprender ao longo do tempo como usuário. Mas para início de conversa, vale saber como criar uma conta nas rede social e os truques mais básicos para usufruir das funcionalidades do app. Confira um passo a passo:

  1. Cadastro

Na tela inicial, clique em fazer cadastro e você terá de inserir um nome de usuário. Como o aplicativo é utilizado pelo número do telefone, você também terá que verificar o seu, basta inserir o código que será enviado por SMS. Ao concluir essa etapa, sua conta estará criada.

Como usar o Snapchat

  1. Adicione seus amigos

Na tela inicial, ao clicar em adicionar amigos você poderá seus conhecidos pelo número do telefonepor código QR ou ainda pelo nome de usuário. Basta clicar em + Adicionar e esperar que a pessoa aceite sua solicitação.

Como usar o SnapchatComo usar o Snapchat

  1. Fotos e efeitos

Conta feita, amigos adicionados. Hora de mandar seus snaps. Para tirar uma foto, basta apertar o botão redondo. Ao segurar o dedo sobre a tela e deslizar para o lado, você confere uma série de efeitos para tornar a imagem mais divertida. Aventure-se e descubra os seus preferidos.

Como usar o Snapchat

  1. Vídeos

Para fazer um vídeo, basta segurar o botão redondo ao invés de clicar. Também é possível adicionar efeitos nos vídeos, da mesma forma que as fotos.

Como usar o Snapchat

  1. Como mandar seus snaps

Há duas formas de enviar seus snaps aos amigos. Inicialmente, selecione no canto inferior esquerdo da tela quanto tempo você quer que a imagem dure – as opções variam de três a dez segundos. Se quiser enviar apenas para alguns amigos, clique na flecha no canto inferior direito. Depois, é só selecionar – clicando ao lado nome – as pessoas que vão receber.

Já se você quiser que todos os seus amigos vejam seus snaps de forma mais prática, vale ativar o recurso de História. Basta clicar no ícone na parte inferior central da tela, o quadrado com o símbolo de +. 

Isso permite que todos visualizam o conteúdo mandado em um período de até 24h. O recurso também permite que você adicione um snap atrás do outro, de forma que fiquem interligados.

Como usar o Snapchat

Novos recursos e celebridades adeptas do app

Algo interessante em relação ao snap é que ele está sempre se reinventando. Uma novidade são os filtros Lenses, que possibilitam várias montagens divertidas com efeitos em forma de vídeo ou foto. Você pode, por exemplo, ficar com uma carinha de cachorro ou com uma tiara de flores na cabeça.

Para utilizar o recurso, basta pressionar o dedo no seu rosto até que o Snapchat faça o reconhecimento facial. Assim, você vai ver na parte inferior da tela uma barra com várias opções de efeitos. É só escolher o seu preferido e se divertir.

Se você ainda não sabe quem seguir, que tal utilizar o app para acompanhar o dia a dia dos famosos? Confira algumas sugestões de personalidades brasileiras que bombam na rede:

  1. Gabriela Pugliesi: ga.pugliesi
  2. Fernanda Souza: eu.fesouza
  3. Padre Fábio de Melo: fabiodemelo3
  4. Ivete Sangalo:  ivetinhasangalo
  5. Hugo Gloss: hugogloss

E aí, aprendeu como usar o Snapchat? Conte para a gente o que achou do aplicativo.