Bem-Estar > Dia a Dia

Aprender como passar roupa pode facilitar a sua vida

Por Redação Fortíssima 12/06/2016

Se você saiu de casa e não tem mais a família para auxiliar nas funções domésticas, está na hora de aprender como passar roupa. Essa tarefa é essencial para manter as peças alinhadas e livres de amassados. Afinal, nada pior do que comparecer a uma entrevista de emprego ou reunião com look inadequado, não é?

Quem nunca soube como passar roupa pode passar por maus bocados em suas primeiras experiências. Existem detalhes que devem ser levados em conta para que o aparelho garanta bons resultados.

Como passar roupa

Camisas sociais devem ter seus colarinhos e punhos passados primeiro. Foto: iStock, Getty Images

Afinal, como passar roupa?

Acabe com todos os segredos da roupa perfeita e alinhada do seu chefe. A primeira dica é específica para o momento da lavagem. Coloque uma quantidade razoável de peças – nada de exageros – na máquina de lavar. Um grande número de itens lavados ao mesmo tempo é o motivo pelo qual as roupas saem extremamente torcidas.

Bata e sacuda todas as peças que serão penduradas no varal. Essa atitude ajuda a diminuir amassados e deixa a peça mais lisa. Roupas como camisetas devem ser posicionadas em cabides. Essa atitude é capaz de economizar tempo e garante a secagem total.

Retire e dobre todas as peças que já estão secas no varal. Esse processo diminui as marcas e amassados que podem ser complicados no momento da passagem. Esse também é o período ideal para selecionar as peças que precisam de retoque.

Outra dica importante é remover as roupas ainda um pouco úmidas do varal. A água existente nas peças irá facilitar o processo de alinhamento. Vale lembrar que isso só vale para aquelas que ainda irão passar pelo ferro.

Hora de passar as suas roupas. Quer tornar o processo mais eficiente? Bote um pedaço de papel alumínio por baixo do pano de sua tábua de passar. Esse segredinho é capaz de manter a temperatura da ferramenta sempre alta e adequada para o processo.

Não se esqueça de dividir as roupas por temperaturas e configurações do aparelho. Essa dica é especial para quem precisa economizar tempoFaça uma misturinha de água com amaciante para aplicar nas peças que já estão secas e extremamente amassadas. O cheiro é maravilhoso e o resultado satisfatório.

As peças com tecidos mais grossos devem ser passadas por último. Esse é o momento em que o ferro de passar está mais quente e prático para o processo. Ou seja, nada que um pouco de organização não resolva.

Maiores segredos da roupa alinhada

Você pode até pensar que é difícil, mas não é. Aprender como passar roupa é simples e pede apenas a sua concentração. Para começar, separe todas as peças que serão trabalhadas e coloque sobre uma mesa. Estique um pano grosso (não se esqueça dessa parte) sobre ela e ligue o aparelho na temperatura que você preferir.

Separe uma peça de roupa virada ao contrário e faça movimentos suaves com o aparelho. Lembre-se de puxar os cantinhos e de cuidar para não passar o ferro sobre amassados. O processo é extremamente rápido: alguns segundos são necessários para que o item fique lisinho. Preste atenção em todos os detalhes para evitar erros.

As peças que levam estampas também devem ser viradas ao contrário. Esse processo evita que os desenhos sejam queimados. Quando o assunto é camisas sociais, ficam as dicas: nunca passe o ferro sobre os botões e priorize regiões como colarinhos e punhos. Você irá ficar orgulhoso do resultado, tenha certeza.

E aí, aprendeu como passar roupa? Deixe o seu comentário!