[the_ad_group id="16401"]
Bem-Estar > Dia a Dia

Veja 6 maneiras de economizar tempo em seu dia a dia

Por Redação Doutíssima 29/05/2013

Economizar tempo e deixar a rotina mais eficiente costuma ser uma dificuldade para a maioria das pessoas. Afinal, tarefas não faltam para preencher cada hora do dia. Nesse ritmo acelerado, a saída para não se ver em desespero é aprender a fazer ajustes nos seus hábitos.

Por que o gerenciamento do tempo é importante?

Você já analisou como gasta o seu tempo? Quantas horas passa trabalhando e quantas outras dedica a assuntos domésticos? Esse pode ser um grande passo para descobrir o que mais está atrapalhando a sua rotina. Ficar horas na internet, por exemplo, pode ser destaque na lista.

Segundo pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, da Suécia, aqueles que constantemente usam um computador ou celular podem desenvolver estresse, distúrbios do sono e depressão. A equipe estudou os hábitos de mais de 4.100 homens e mulheres suecas ao longo de 12 meses para chegar a essa conclusão.

O estudo indica que é fácil passar mais tempo do que o planejado no computador e que isso tende a desencadear a negligência de outras atividades e necessidades pessoais (tais como interação social, sono e atividade física), bem como a sobrecarga mental.

Por isso, é muito importante saber gerir o tempo e encontrar maneiras de relaxar e evitar o acúmulo de tarefas. Sabendo usar bem todas as suas horas do dia, é possível ter a vida sob controle e evitar o estresse e o cansaço.

economizar tempo

Economizar tempo é aprender a gerenciar a rotina. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para economizar tempo

Quer economizar tempo e otimizar a rotina? Confira algumas dicas que podem ajudar você a chegar lá. Basta empenho para promover algumas mudanças no dia a dia.

  1. Organize-se

Esse é o primeiro passo para melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo. Pense em todas as horas que são desperdiçadas em busca de objetos, documentos e números de telefone. Use os primeiros 15 minutos da manhã para organizar sua área de trabalho. Depois, crie sua lista e planeje o seu dia.

  1. Identifique o seu tempo mais produtivo

Você pode ser uma pessoa da manhã ou uma pessoa da noite. Aprenda a identificar essas características e tente adaptar sua rotina de acordo com o seu próprio perfil,

  1. Encontre mais tempo durante o dia

Precisa de uma hora extra? Levante-se um pouco mais cedo e antecipe as primeiras atividades programadas para o seu dia. A sensação de ganho de tempo vai ajudar você a sair da zona de pressão.

  1. Evite os grandes desperdiçadores de tempo

Facebook, TV e falar ao telefone são todos grandes desperdiçadores de tempo quando não são usados corretamente. Por isso, limite essas atividades aos intervalos do seu dia.

  1. Tarefas domésticas e limpeza da casa

Limpe um cômodo da casa por dia ao invés de deixar tudo para uma única vez. Não deixe a roupa suja acumular e carregue a máquina de lavar na noite anterior. Faça sua cama e lave a louça do café antes de ir trabalhar.

  1. Fique longe de interrupções

Seja em seu horário de trabalho ou relaxando em casa, procure evitar interrupções. Coloque todo o seu foco na tarefa que estiver executando até que ela esteja totalmente concluída.

E aí, o que achou das dicas para economizar tempo? Deixe o seu comentário.


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]