Beleza > Estética

Hidroclorotiazida não é remédio para emagrecer

Por Redação Fortíssima 19/06/2016

Não é novidade: muitas pessoas deixam de investir em um cardápio saudável para encontrar formas mais fáceis de emagrecer. A ingestão indevida de hidroclorotiazida, medicamento utilizado no tratamento de doenças do coração e rins, é um dos métodos que está assustando profissionais. Existem riscos graves e que devem ser levados em conta.

Se você está com preguiça de ir ao nutricionista e de se inscrever em uma academia, está na hora de rever os seus conceitos. O emagrecimento saudável é conquistado por meio de esforços diários e constantes. A seguir, confira quais são os perigos do uso de hidroclorotiazida sem a indicação médica.

Tudo sobre a hidroclorotiazida

O diurético chamado de hidroclorotiazida é utilizado para controlar a capacidade do rim de conservar os líquidos existentes no organismo. Essa ação é capaz de diminuir o volume do sangue e amenizar os sintomas da temida hipertensão. É um medicamento de uso controlado e que deve ser indicado por médico.

As principais doenças que podem ser tratadas com a hidroclorotiazida são hipertensão, insuficiência cardíaca e edemas localizados em diversas regiões do corpo. Pessoas que apresentam predisposição ao surgimento de pedra dos rins também podem se beneficiar com as vantagens do remédio.

Hidroclorotiazida

O medicamento diurético é recomendado para pessoas hipertensas e com edemas corporais. Foto: iStock, Getty Images

Riscos do uso de hidroclorotiazida

O paciente que recebe a indicação de hidroclorotiazida para a melhora de hipertensão ou outras doenças pode apresentar diversos efeitos colaterais desagradáveis. O aumento dos níveis de açúcares no sangue, dores de cabeça, vômitos, tonturas e dificuldade para evacuar são apenas alguns deles.

A pessoa saudável que aposta no consumo de hidroclorotiazida pode apresentar todos os efeitos colaterais e desenvolver outros problemas de saúde. Esse diurético é extremamente perigoso e jamais deve ser utilizado sem a recomendação médica. A eliminação de líquidos não é maneira efetiva de perder gordura.

Se o seu objetivo é emagrecer, vale entrar em contato com um nutricionista e seguir alguns cuidados básicos na rotina:

  • Invista em atividades físicas aeróbicas e concentradas para o ganho de massa muscular. Corridas e treinos de musculação trazem resultados efetivos e transformam o contorno do corpo. Exercite-se todos os dias.
  • Alimente-se de maneira regrada e livre de produtos industrializados. Prepare as suas refeições com opções naturais e preparadas em casa. Saladas, proteínas e carboidratos integrais são indispensáveis na dieta.
  • Beba mais de dois litros de água por dia. O líquido é responsável pela hidratação dos órgãos e melhora da pele, cabelos e unhas. Se quiser, também prepare sucos naturais de laranja, uva, limão e outras frutas.
  • Abra mão de alimentos gordurosos, ricos em açúcares e sódio. Eles podem fazer parte de uma única refeição da semana. A exceção não deve ser encarada como regra. 
  • Faça exames de sangue anualmente e identifique as possíveis carências nutricionais. O profissional que acompanha a sua saúde pode indicar suplementos alimentares exclusivos para a melhora dos níveis de vitaminas e minerais.

E aí, o que achou do artigo sobre a hidroclorotiazida? Deixe o seu comentário!