Esporte

Veja 6 atividades para aproveitar o melhor do horário de verão

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

Com a chegada do horário de verão, fica mais fácil voltar a praticar exercícios depois do trabalho. O sol se põe mais tarde e o clima permanece agradável para dar uma caminhada na rua, uma volta no parque ou uma corrida. Veja aqui algumas atividades para aproveitar ao ar livre nesse período.

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Hora a mais de sol pode ser utilizada para várias atividades físicas. Foto: iStock, Getty Images

Slackline no horário de verão

Esse exercício exige bastante concentração e equilíbrio. Basicamente, consiste em se manter sobre uma fita de nylon com as extremidades fixadas em árvores, postes ou pedras. Pode ser feita em academias ou na rua. A prática fortalece a coluna e o abdômen.

Existem algumas diferentes modalidades para o slackline, entre elas o trickline, que envolve saltos e manobras de pulo. É recomendável fazer o exercício com algum profissional. Queima até 200 calorias por hora.

Caminhada sempre é uma opção

O período do horário de verão é ideal para caminhadas. Antes de sair de casa para começar o dia, o ar fresco é ideal para a prática do exercício. Ao anoitecer, após o trabalho, o sol ainda brilha e o clima está mais agradável. Além disso, a caminhada é o exercício mais recomendado pelos fisiologistas, por ser completo e eficiente.

Caminhar auxilia na circulação do sangue, amplia a capacidade cardiorrespiratória e a densidade dos ossos, além de reduzir problemas de postura e de articulação. Meia hora desse exercício, em um ritmo moderado, queima até 200 calorias. Pode ser praticada em qualquer lugar, mas sempre dando preferência aos locais mais planos.

Para os experientes, vale a corrida

A corrida é o exercício mais eficaz para quem quer aproveitar o horário de verão para emagrecer. Em uma hora, você pode perder até 900 calorias, ao mesmo tempo em que fortalece o condicionamento do coração.

Porém, lembre-se de tomar cuidado com a escolha da roupa, que deve ser bastante leve. Use um tênis com amortecedores para prevenir fortes impactos do joelho e aproveite para praticar esse exercício em parques, pistas de atletismo próprias e lugares mais retos.

Horário de verão combina com bicicleta

Andar de bicicleta é uma das práticas aeróbicas mais praticadas durante o verão. Você pode pedalar na praia, nas ciclovias, nos parques, nas ruas… É um exercício que pode ser feito acompanhado ou sozinho. Além de queimar até 850 calorias em uma hora, você melhora o funcionamento cardíaco.

Patinação é alternativa

A patinação pode ser feita na rua, nas pistas, nos parques, em qualquer lugar que seja plano e bem pavimentado. O exercício é ideal para o horário de verão e queima de 300 a 500 calorias por hora. Além disso, fortalece glúteos, pernas e abdômen, prevenindo a celulite e regulando a pressão arterial e do coração.

Natação é exercício completo

A natação é o exercício que trabalha todos os músculos do corpo. Para aproveitar o sol, a atividade pode ser feita na piscina de casa ou do clube. Prefira os locais próprios para a prática, acompanhado também de um profissional. Uma hora pode reduzir até 540 calorias. Aproveite para se refrescar e aproveitar o horário de verão na água.


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