As mãos são como um cartão de visitas para as mulheres. Manter unhas impecáveis faz parte do conjunto: não é à toa que novas tendências em manicure surgem a todo instante. Mas para deixar essa região sempre bela e com um aspecto sadio, é indispensável ter alguns cuidados.
As unhas são diariamente expostas a uma série de fatores externos agressivos: produtos de limpeza e até a extração das cutículas, comum nos salões de beleza. Ou seja, é preciso ter atenção constante.
Confira 5 dicas para fortalecer as unhas
Se você simplesmente não consegue manter as unhas compridas, pois elas ficam opacas e quebradiças, procure rever algumas práticas no dia a dia. Você sabia que até mesmo a alimentação tem influência sobre o aspecto delas? Fique atenta a estas cinco dicas para conquistar a manicure dos seus sonhos.
- Alimente-se bem
Uma dieta saudável tem influência na sua aparência como um todo. Unhas fracas e quebradiças podem ser indício de carências nutricionais de vitaminas e proteínas, por exemplo. Procure manter uma alimentação equilibrada, com alimentos ricos em vitamina C – morango, limão, brócolis e laranja – e beba muita água. Suas mãos agradecem.
- Evite excessos na hora de tirar a cutícula
A cutícula é uma proteção natural da unha para evitar a infiltração de água e a proliferação de fungos na região. Retirá-la é um hábito natural no Brasil, mas nem por isso menos nocivo. Se você fizer questão de remover essa pele, procure evitar os excessos e nunca retire ela por completo.
- Deixe a unha respirar
Você tem o hábito de fazer as unhas toda a semana? Pois saiba que esse pode ser um motivo pelo qual as suas estão enfraquecidas. O ideal é fazer uma pausa de pelo menos dois dias entre as esmaltações, para que elas possam respirar. Caso contrário, podem ficar opacas, esbranquiçadas e frágeis.
- Utilize luvas
Sempre que for realizar alguma atividade doméstica, procure usar luvas. Além de estragar o esmalte, os produtos de limpeza favorecem o surgimento de micoses que podem causar sérios danos à saúde e aparência das unhas.
- Base antes do esmalte
Além de garantir um brilho extra, mais durabilidade da cor e valorizar a manicure, a base pode ser uma aliada da saúde das unhas. Ela auxilia na proteção contra pigmentos coloridos muito fortes e nocivos, pois faz com que eles não entrem em contato direto com a unha.
Hidratação das unhas: crie o hábito
Se temos o costume de hidratar a pele e os cabelos, por que não inserir cuidados relacionados à nutrição das unhas no dia a dia? Repor as gorduras naturais auxilia na proteção e ajuda a evitar que elas fiquem descamadas ou com sulcos.
Certifique-se de utilizar cremes e óleos na região – principalmente no inverno, em que há mais tendência ao ressecamento. Produtos que fortalecem as unhas também são bem-vindos, mas procure evitar aqueles que contém formol na composição, pois podem causar alergias. Prefira produtos à base de ingredientes naturais.
E aí, gostou das dicas para cuidar das unhas? Você já mantém alguns desses hábitos? Deixe o seu comentário.