Unhas

Lenços removedores de esmalte: veja como escolher na hora da compra

Por Redação Doutíssima 11/06/2014

Dentre os templos de beleza criados pelas mulheres estão as unhas, consideradas um cartão de visitas feminino. É inevitável, pois elas são uma das primeiras partes vistas quando se conhece alguém. Pior isso, tratá-las bem é mais do que vaidade, é também saúde. Exatamente por isso, os lenços removedores de esmalte chegaram ao mercado tomando o lugar antes ocupado pela acetona.

Criação dos lenços removedores de esmalte

A indústria de cosméticos trabalha arduamente tentando melhorar a relação das pessoas que consomem seus produtos com o desempenho que esse produto tem tanto para a beleza quanto para a saúde. É um hábito feminino muito comum pintar as unhas. As cores são as mais diferentes e até mesmo os modos de como são pintadas mudaram. Porém, a indústria pareceu evitar a troca do uso da acetona, produto químico que tirava o esmalte. Até que surgiram os lenços removedores de esmalte.

Especialistas indicam removedores de esmaltes menos agressivos que a acetona. Foto: Shutterstock

Especialistas indicam removedores de esmaltes menos agressivos que a acetona. Foto: Shutterstock

Os lenços removedores de esmalte são o tipo de produto químico que apresenta menos efeitos negativos sobre as unhas. Sua característica mais oleosa ainda ajuda a proteger e fortalecer enquanto faz a remoção das tinturas aplicadas. É justamente o efeito contrário da acetona, a qual, por ser uma mistura muito forte, pode acabar por tirar a película de proteção das unhas ao mesmo tempo em que remove o esmalte.

Lenços removedores de esmalte X acetona

Focando nos efeitos químicos e na fórmula, é interesse frisar o fato de que até pouco tempo a venda de acetona não era permitida para menores de 18 anos por ser um produto que tem característica alucinógena quando inalado. Os lenços removedores de esmalte não passam nem perto desse tipo de perigo e possuem um cheiro muito mais leve e menos agressivo.

A acetona é obtida através de um processo químico chamado desidrogenação de isopropanol, o que não passa do fato de que acetona é um solvente e seu uso mais conhecido e popularizado é o de “removedor de esmalte”, assim como o tiner é usado para retirar tinta.

Os lenços removedores de esmalte nem possuem cetona (base carbônica que cria a acetona) em sua formulação. Ainda, como um tipo de bônus, os lenços removedores de esmalte possuem vitamina E, muito importante para a saúde das unhas e outros óleos que auxiliam na hidratação tanto das unhas em questão quanto das cutículas.

Um dos fatos pouco comentados sobre a acetona é que seu uso contínuo ou com muita frequência pode causar a mudança definitiva da formulação da unha, que é, basicamente, formada por fósforo.

Em reposta ao uso frequente, a unha tende a ficar esbranquiçada e mais fraca, assim como a cutícula, que ainda pode apresentar um tipo de irritação característico. Se você pretende manter unhas bonitas e saudáveis, a melhor escolha são os lenços removedores de esmalte.

Opções de removedores de esmalte

Há outras opções de removedores de esmalte que não sejam os lenços, porém, é comum que estes contenham em sua fórmula base resquícios ou pequenas doses de cetona, porém, bem menos que o produto original.

Mesmo que os lenços removedores de esmalte não causem nenhum dos males que a acetona pode trazer, especialistas apontam que não é saudável utilizar nenhum destes produtos mais de uma vez por semana.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite